Preparar o coworking para o Natal: ideias para criar um ambiente festivo
coworkingHospitalidade
Preparar o coworking para o Natal pode ser mais simples do que parece. Bolachinhas de Natal, um Papai Noel e uma boa decoração são suficientes. Veja quais mimos e eventos podem fazer a diferença nessa hora.
Como preparar o coworking para o Natal? Se essa dúvida paira pela sua cabeça e você tem poucas ideias, chegou ao lugar certo! Afinal, pensar nesses detalhes atenciosos que os clientes adoram faz toda a diferença e ajuda até na fidelização de consumidores.
Aqui, é preciso ir além das ideias de decoração. Isso porque a criação de um ambiente festivo abrange muitos aspectos fundamentais para gerar aquele clima de final de ano. Inclusive, essa pode ser a sua dificuldade.
Então, quais são as ações que ajudam a envolver os clientes, mesmo eles sendo rotativos? Como fazer o seu coworking se destacar sem exageros e riscos de atrapalhar os usuários? Veja as respostas nas dicas que preparamos neste post. Confira!
Comece a preparar o coworking para o Natal com a decoração
Pode até ser que o usuário queira saber mais sobre como se tornar um nômade digital. Ainda assim, ele vai sentir falta da família e dos amigos no período de final de ano. Por isso, que tal recriar a sensação positiva no seu coworking e dar aquele “quentinho no coração”?
Aqui, valem aquelas dicas básicas, por exemplo, colocar uma guirlanda na porta e incluir um pinheirinho na recepção. Se a sala for pequena, coloque o objeto na parte interna e deixe alguns itens sobre a mesa de chegada, como um Papai Noel ou um mini pinheirinho.
Você pode colocar alguns detalhes na parede, até uma faixa decorada com o escrito “Feliz Natal”. Apenas evite deixar a recepção lotada para evitar que atrapalhe o trabalho e o fluxo de pessoas. Lembre-se de que esse local é o seu cartão de visitas.
Nas partes internas, tudo depende dos seus móveis. Se eles forem portáteis, é possível adaptá-los à decoração. Porém, evite mudar tudo de lugar para não causar estranhamento a quem já conhece o seu coworking.
Os espaços privativos, como as salas de reunião, devem ser poupados. Você até pode colocar alguma decoração, mas ela deve ser discreta e pequena. Esses lugares são voltados para a concentração. Por isso, é melhor evitar problemas.
Já a copa pode ser bastante decorada. Por exemplo, na mesinha de café, coloque uma toalhinha decorativa. Você também pode usar um trilho de mesa e até louças temáticas.
Ofereça bolachinhas de Natal
Sabe aquelas bolachas (ou biscoitos) decorados para o Natal? Eles fazem muito sucesso, porque são bonitos e gostosos. Sem contar que trazem aquele toque especial dessa época mágica.
Então, invista nesse mimo, que pode atrair e reter muitos clientes do seu coworking. Você pode colocar as bolachas na recepção e, principalmente, na copa. Se preferir, pode até entregar um pacote com algumas delas para todos os usuários ou para os mais fiéis. Definir a melhor alternativa faz parte do que é ser um community manager.
Faça um amigo secreto
Apesar dos frequentadores do seu coworking não serem seus funcionários, fazer um amigo secreto é uma boa forma de fazer todos interagirem e se sentirem bem-vindos. Aproveite a decoração que você fez para criar o clima.
Ofereça algumas comidas e bebidas. Pode ser algo simples, mas que lembre as datas festivas de final de ano, claro! Essa ideia de criar um amigo secreto é especialmente interessante quando você tem aqueles clientes fiéis e que sempre comparecem ao seu coworking.
Inclusive, existem vários apps que ajudam a gerenciar quem pegou quem e até permitem que as pessoas deixem dicas de presentes. Assim, ninguém erra nem precisa saber como lidar com comentários negativos sobre o presente.
Distribua cartinhas e mimos
Se você não tem tempo nem orçamento para fazer um evento, até mesmo um amigo secreto, outra ideia é fazer uma cartinha. Uma mensagem bonita em um papel simples, mas bonito, já é o suficiente! Aproveite e escreva à mão. Isso dá um toque pessoal que costuma encantar o cliente que recebe.
É a mesma coisa quando você faz uma compra no delivery e recebe um aviso de “bom almoço” ou algo semelhante. É bacana, certo? Aqui, a ideia é a mesma, mas para oferecer um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
Essa é uma forma bem simples de saber como preparar o seu coworking para o Natal. Agora, se você tiver um orçamento maior, que tal dar um mimo? Um saquinho de doces, um voucher para usar o coworking, uma reserva de Day Pass… As possibilidades são variadas, basta pensar!
Marque uma festa de Natal
Alguns coworkings têm um grande número de pessoas que estão longe de suas famílias. Marcar essa festa pode ser uma forma de integrar todo mundo, evitar o sentimento de solidão e ainda fidelizar clientes.
É possível ter um peru assado e outros pratos de Natal — até mesmo aquele arroz à grega com uvas passas, viu? Assim, você terá um jantar bem tradicional. Se preferir uma festinha, pode ser algo mais informal.
Apenas cuide para manter todos os protocolos de segurança: máscara quando não estiver comendo, álcool em gel e distanciamento social sempre que possível. Dessa forma, todo mundo se manterá em segurança e você conquistará ainda mais pontos com seus clientes.
Contrate um Papai Noel para as crianças
Coworking não tem crianças? Tem sim! O espaço kids está se tornando comum e vem atraindo mais clientes. Nesse caso, vale muito a pena contratar um Papai Noel. Esse é um evento bacana, que chama a atenção de potenciais clientes.
Afinal, quem tem filhos se encantará com a possibilidade de trabalhar em um lugar com toda a infraestrutura necessária para crianças. Assim, você poderia atrair mais pessoas e conseguir clientes para o novo ano que chega. Que tal?
Todas essas dicas oferecem opções para todos os gostos e orçamentos. Tudo depende do que você deseja e gosta. De qualquer forma, são maneiras simples de preparar o coworking para o Natal. Escolha as que funcionam para você e veja os resultados.
Agora que você sabe como deixar seu escritório compartilhado pronto para o Natal, veja outras opções! Saiba o que fazer para preparar seu coworking para reserva de DayPass.
Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.
Comentários