escritórios sustentáveis

7 formas de criar escritórios sustentáveis

coworkingFuturo do TrabalhoHospitalidade

Os escritórios sustentáveis são aqueles que adotam práticas ecologicamente corretas. Trocar as lâmpadas incandescentes, reciclar o lixo e ter uma composteira são algumas das recomendações. Veja essas e outras para aprimorar as suas atitudes.

Você se preocupa com o meio ambiente? Acredita que é possível deixar um mundo melhor para as futuras gerações? É provável que sim. Afinal, essa preocupação é uma constante — e cada vez mais pessoas cuidam disso. Por isso, é interessante pensar em formas de criar escritórios sustentáveis.

A iniciativa vem ao encontro de um novo estilo de vida e de vários investimentos realizados por empresas privadas e órgãos públicos. Para ter uma ideia, a sustentabilidade será uma prioridade para 70% das companhias no mundo. Alguns dos motivos para essa decisão são:

  • Melhoria na reputação da marca: 89%;
  • Redução de custos: 89%;
  • Melhoria na captação ou na fidelização de clientes: 86%;
  • Aumento do faturamento: 83%.

Além disso, o Brasil pode atrair até R$ 3,6 trilhões em investimentos sustentáveis nos próximos vinte anos. Os recursos serão usados em áreas como transportes, energia, gestão de resíduos sólidos e saneamento.

Esses dados mostram a importância de você pensar em criar estratégias que visam à sustentabilidade. Até mesmo porque os coworkings atendem um público diverso. Por isso, ter um escritório com ações amigas do meio ambiente é uma forma de atrair clientes.

Dentro desse cenário, o que pode ser feito? Considerando o desenvolvimento de ações ecologicamente corretas, listamos 7 formas de você implementar a sustentabilidade no seu escritório compartilhado. Confira!

escritórios sustentáveis

1. Aproveite a estrutura que já tem

Muita gente acredita que o conceito de sustentabilidade só pode ser aplicado em construções novas, que já são formadas a partir de práticas ecologicamente corretas e são enquadradas como inteligentes. Isso é um mito.

Existem muitos edifícios antigos adaptados e totalmente sustentáveis. Isso porque o que importa, mesmo, é o que está dentro deles. Portanto, sempre siga a regra de que o mais importante é diminuir ou evitar ao máximo o esgotamento dos recursos naturais.

Inclusive, esses são alguns dos detalhes atenciosos que os clientes adoram. Por exemplo, que tal trocar o plástico por vidro e cerâmica? Ainda existem outras ideias, como vamos ver ao longo do artigo.

2. Desligue todos os equipamentos e luzes à noite

Muitos donos de coworking deixam os computadores, as impressoras e outros equipamentos ligados durante a noite, só no stand by. Porém, é mais interessante desligar tudo, até os disjuntores.

Inclusive, você pode criar um “desafio verde” para engajar a equipe. Essa é uma função do community manager, que pode criar várias ideias para tentar manter as práticas sustentáveis.

A mesma dica é válida para as salas de reunião, quando não há ninguém utilizando. Nesse caso, você pode deixar todas as luzes apagadas para evitar gastos desnecessários.

3. Instale lixeiras recicláveis para separar o lixo

As lixeiras são boas opções para mostrar aos clientes que seu coworking está na lista dos escritórios sustentáveis. Deixe tudo separado nas categorias certas, ou seja, vidro, alumínio, papel etc.

Você ainda pode ir além. Por exemplo, existem coworkings na Itália com móveis feitos a partir de materiais recicláveis. Talvez seja inviável fazer isso em um primeiro momento, mas é uma ideia a considerar ao longo do tempo.

4. Crie uma área de compostagem

A produção de lixo orgânico no seu escritório sustentável pode ser reduzida e até eliminada com a criação de uma área de compostagem. Inclusive, você pode saber como tirar as melhores fotos e aproveitar esse local para promover as práticas ecologicamente corretas do seu escritório.

O material resultante do processo pode ser usado como adubo ou doado para hortas e jardins comunitários. Essa é uma forma de trazer retorno à sociedade e mostrar que o seu escritório compartilhado faz bem para todos.

Você pode procurar tutoriais de como montar sua própria composteira ou comprar a estrutura pronta de lojas como a Cobasi ou a Morada da Floresta

5. Escolha produtos de limpeza ecológicos

Já existem vários produtos de limpeza eficientes e sem elementos químicos nocivos ao meio ambiente. Eles são importantes para evitar a contaminação das águas e até do lixo produzido. Por isso, o ideal é escolher aqueles itens que são atóxicos, biodegradáveis e livres de petróleo. Já os panos devem ser de microfibra lavável. Algumas dicas de empresas que vendem produtos de limpeza ecológicos são a Biowash, a Onda Eco e a Positiva.

escritórios sustentáveis

6. Troque as lâmpadas

Se você ainda tiver lâmpadas incandescentes, troque-as por fluorescentes e de LED. As últimas são mais duráveis, iluminam bem o ambiente e ainda gastam menos energia. Esse é um ato simples, mas que faz toda a diferença na hora de criar um escritório sustentável. As lâmpadas velhas devem ser entregues em pontos de coleta específicos para serem recicladas.

7. Adote o design verde

Também chamado de design ecológico, esse conceito abrange práticas para projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços de modo a diminuir o uso de recursos não renováveis e o impacto ambiental. Essa tendência vem ao encontro das demandas do mercado, a fim de antecipar possíveis imprevistos no coworking, pelo menos no que se refere às questões sustentáveis.

O que isso significa, na prática? Basicamente, consiste no uso de elementos naturais dentro do design do ambiente corporativo. Nesse caso, do coworking. Essa medida vem sendo tão bem aceita que grandes empresas, como Amazon e Facebook, já estão a adotando. Isso é feito por meio da criação de áreas verdes nos quarteirões em que estão localizadas.

Como é possível reproduzir essa ideia para um ambiente muito menor? Colocar plantas variadas, cultivar uma horta e ter uma sala de descompressão ligada de alguma forma à natureza — por exemplo, por meio de um vidro, sendo que o espaço interno tem muitas plantas — são boas alternativas.

O que isso significa na prática? Basicamente, consiste no uso de elementos naturais dentro do design do ambiente corporativo. Este é o caso do coworking. Essa medida vem sendo tão bem aceita que grandes empresas, como Amazon e Facebook, já estão a adotando. Isso é feito por meio da criação de áreas verdes nos quarteirões em que estão localizadas.Como é possível reproduzir essa ideia para um ambiente muito menor? Colocar plantas variadas, cultivar uma horta e ter uma sala de descompressão ligada de alguma forma à natureza — por exemplo, por meio de um vidro, sendo que o espaço interno tem muitas plantas — são boas alternativas.

Mais do que ficar bonito, o local se torna mais aconchegante. Ao mesmo tempo, aumenta a satisfação do seu cliente devido aos vários benefícios oferecidos pelo design verde. Entre eles estão:

  • Aumento da produtividade, que pode chegar a 20% devido à melhoria da concentração;
  • Incentivo ao engajamento com outras pessoas, com a criação de relações mais positivas e baseadas em amizade e comprometimento;
  • Ambiente mais saudável e bonito, com estímulo à criatividade. Isso porque as plantas trazem a noção de espaço aberto; e
  • Melhoria da reputação do seu coworking, que passa a ser conhecido como um escritório sustentável e tende a atrair clientes que optam por esse estilo de vida.

Para complementar, é interessante investir em luz natural, materiais naturais, madeira e o máximo de vegetação que puder. Uma fonte também pode cair bem nesse local para criar uma ambientação mais leve e que ajude a tirar o estresse.

Em resumo, todas essas medidas favorecem a atração e a retenção de clientes, porque deixam o seu coworking mais agradável. Essa é uma maneira de ir além daquelas dicas mais simples, como a de compartilhar dicas de serviços próximos ao seu coworking.

Lembre-se: as facilidades atraem usuários, mas estar na lista dos escritórios sustentáveis é um ponto de diferenciação. Isso se reverte em vantagem competitiva e, como consequência, fidelização de clientes.Que tal se preparar ainda mais? Conheça as principais tendências para coworking em 2022 e adapte o seu espaço àquilo que os clientes precisam e procuram.



Texto escrito por Fabíola Thibes, jornalista e redatora web.
Revisão por Marcelo Madeira, tradutor, revisor e editor freelancer. 

Facebook Comments
Previous
Como antecipar possíveis imprevistos no coworking: reservas do BeerOrCoffee
Next
Como lidar com pessoas introvertidas no coworking?