equipes remotas

Guia prático para a gestão de equipes remotas

CarreiraTrabalho remoto

Vivemos em plena era de transformação digital enovas modalidades de trabalho surgem a todo instante. A gestão de equipes remotas, algo que era pouco comum até alguns anos, hoje é uma realidade de muitas empresas.

Além disso, é cada vez mais comum que profissionais freelancers trabalhem por conta própria e em coworkings. Uma empresa pode desenvolver uma estratégia de marketing e contratar um redator do Rio Grande do Sul, um designer da Bahia e um desenvolvedor web de São Paulo. Não existe restrição quanto ao espaço físico para formar um time de trabalho.

Mas como fazer a gestão de equipes remotas de forma eficiente? É sobre isso que falaremos neste post. Siga conosco e confira as nossas dicas!

Crie um “lugar” para os colaboradores

equipes remotas

O antropólogo francêsMarc Augé é criador do termo “não-lugar”. Para ele, aeroportos, hotéis, centros comerciais, estações de trem ou metrô, entre outros locais de transição, onde circulam muitas pessoas, não constituem um lugar.

Na visão desse estudioso, “lugar” significa um espaço em que se estabelecem relações. E devem que possibilitar a criação da identidade de um grupo. Como é o caso de uma sala de aula em uma escola, ou uma estação de trabalho em uma companhia.

Para fazer a gestão de equipes remotas é fundamental que, mesmo com os colaboradores não ocupando o mesmo espaço físico, se possa criar um “lugar”. Ou seja, fazer que todos se sintam parte do mesmo time, que trabalha em prol de um objetivo comum. Usar um coworking pode ajudar a despertar esse sentimento de pertencimento no trabalhador remoto.

Defina horários de trabalho

As equipes remotas precisam de limites para delinear o seu trabalho e a sua vida pessoal. Não é raro que colegas estejam trabalhando em fusos horários diferentes, por exemplo. Logo, é preciso ter o cuidado para que uma ligação sobre um assunto de trabalho não seja feita quando a outra pessoa estiver em seu período de descanso.

Para evitar esse tipo de problema, o gestor precisa discutir horários de trabalho com cada membro da equipe. Assim respeitando o tempo de cada um deles. Isso contribui para a construção de um relacionamento positivo com todos.

Busque a transparência nas ações

O trabalho remoto oferece o risco de diminuir ou até mesmo acabar com a transparência das atividades. Para evitar que isso aconteça, é uma boa prática solicitar que os colaboradores documentem as suas rotinas.

Isso evitará queixas de clientes por conta de processos que não foram cumpridos adequadamente. Ou de colegas de trabalho que julgam que fulano trabalha menos do que eles.

Utilize os recursos tecnológicos para se comunicar

equipes remotas

Por conta dos diferentes lugares e horários, nem sempre será possível reunir todos os membros de uma equipe para uma reunião. Por isso, recomenda-se o uso de recursos tecnológicos para se comunicar.

No BeerOrCoffee, por exemplo, usamos ferramentas como o Slack, o Airtable, o Zoom e o Trello. Dessa forma estamos sempre em contato uns com os outros e temos um gerenciamento de equipe eficiente.

Entenda sobre a diversidade cultural

Em um país do tamanho do Brasil, podemos identificar diversas culturas. Os hábitos e costumes dos moradores da região Sul são completamente diferentes dos tidos pelas pessoas que moram no Nordeste, por exemplo.

Essa diversidade cultural pode gerar conflitos na gestão de equipes remotas. Por isso, é preciso que o gestor tenha cuidado para evitar esse tipo de problema, conscientizando a todos sobre essa questão. É necessário desenvolver uma mentalidade em que as pessoas celebrem as diferenças, respeitando os feriados locais e as diferentes formas de pensamento e modo de trabalho.

Defina as expectativas de forma clara e antecipada

Todas as empresas têm expectativas e metas que precisam ser cumpridas. É por conta disso que o planejamento estratégico precisa estar muito bem alinhado. Assim todos os membros da equipe trabalham em sinergia e com os mesmos propósitos.

Além dos horários de trabalho a serem respeitados, também é preciso definir sobre o papel de cada profissional do projeto. Além dos dias em que serão necessárias fazer reuniões ou videoconferências, os prazos para responder e-mails e atender demandas etc.

Reforce a cultura organizacional

Na gestão de equipes remotas, é importante que seja reforçada a cultura organizacional. Como cada colaborador está em um local diferente e não há uma sede física única para o negócio, pode ser que os valores da empresa, bem como a sua missão e a sua visão sejam negligenciados.

Não é interessante que isso aconteça, uma vez que a cultura organizacional alinha os princípios éticos e morais que devem ser seguidos na execução das atividades da empresa.

Um exemplo simples do que pode ser feito é a produção de uma newsletter periódica, trazendo informações sobre as conquistas da empresa, os novos clientes que foram captados, um prêmio que foi recebido etc. Dessa forma, o sentimento de pertencimento é despertado nos colaboradores remotos e a cultura organizacional é promovida, mesmo que a distância.

equipes remotas

Aprenda sobre os membros do seu time

Mesmo que não trabalhem sentados lado a lado, os colaboradores de equipes remotas se mantêm em contato uns com os outros. Por meio das ferramentas tecnológicas é possível manter uma comunicação instantânea e trocar ideias durante todo o expediente de trabalho. É como se o colega estivesse fisicamente no mesmo local que você.

Por isso, preste atenção nos detalhes e aprenda mais sobre os membros do seu time, conhecendo os interesses, gostos e a personalidade de cada um deles. Assim, ficará mais fácil de manter uma comunicação adequada, quando for necessário conversar particularmente com um colaborador da sua equipe remota.

A gestão de equipes remotas exige um trabalho árduo por parte do responsável pela frente de trabalho. Porém, se as dicas que citamos aqui forem todas seguidas à risca, tudo acontecerá de forma natural e se obterá êxito nas atividades, com as pedras do caminho sendo removidas uma a uma.

Quer continuar aprendendo sobre o futuro do trabalho? Então siga conosco em nosso artigo que mostra 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso na carreira com o trabalho remoto.

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web. 

coworking week
Facebook Comments
Previous
8 sinais de que você precisa deixar seu emprego e seguir um novo caminho
Next
7 ideias simples para evitar o burnout no trabalho