como aumentar a produtividade

Como aumentar a produtividade por meio da gestão de tarefas

coworkingSem categoria

A gestão de tarefas tornou-se algo fundamental para o mundo dos negócios. Na verdade, é algo fundamental para o desenvolvimento de profissional e da sua empresa.

São vários os desafios dentro desse universo, mas com as orientações corretas a gestão de tarefas se tornará uma grande aliada no dia a dia das atividades.

Nesse texto, separamos algumas dicas simples que facilitarão o planejamento e fundamentais para o processo de como aumentar a produtividade. Confira!

Organize-se com uma agenda

Uma das principais dicas para aumentar a produtividade é sempre manter a organização em uma agenda, que pode ser física ou digital. Dessa forma, você poderá direcionar seu tempo para produzir de forma mais estratégica. E consequentemente, diminuirá o tempo de execução das atividades que foram propostas.

Outra dica é sempre colocar separar as tarefas de acordo com a prioridade. Com isso, você passará a ter foco nas atividades mais importantes, o que é essencial para estabelecer uma gestão do tempo eficiente.

como aumentar a produtividade

Stephen R. Covey, especialista em gestão pessoal, recomenda em seu no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” que você direcione o olhar para sua mesa. Esses hábitos ajudam na organização como um todo, pois não há como organizar sua rotina sem organizar sua mesa.

Estimule sua criatividade

Vários métodos podem ser utilizados para estimular a criatividade e uma dica é fazer um brainstorming. No gerenciamento de tarefas ele é muito útil, pois serve para organizar informações. Esse método quando utilizado no seu planejamento semanal pode ser uma chave de auxílio fundamental para o desenvolvimento e organização.

Outra dica bastante importante: tire uma data semanalmente e anote em um papel todas as responsabilidades para a semana. Use os lembretes de compromissos do seu aparelho celular, coloque nas observações, informações sobre projetos que precisam ser continuados e os que precisam ser iniciados.

Crie prazos

Às vezes, é muito complicado trabalhar sem determinar um período de tempo, pois pode causar o adiamento da tarefa. Por isso, é importante trabalhar com prazos. A noção de uma data de entrega leva o profissional a cumprir o trabalho com maior antecedência, melhorando o rendimento e experimentação durante todas as etapas do processo de execução.

E também, quando for elaborar o seu cronograma, considere as anotações feitas ou as ramificações do mapa mental. Assim, você conseguirá ter uma noção do tempo que deve ser dedicado a cada atividade e conseguirá realizá-la no menor tempo possível e com qualidade.

E lembre-se, um grande aliado da produtividade pode estar na sua frente. Atualmente, os aparelhos celulares são grandes aliados. Portanto, use alarmes e outros lembretes, pois essas ferramentas podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Aprenda a sair de crises

Situações complicadas são bastante comuns no mundo dos negócios, porém é preciso contorná-las. Criar planos para sua empresa demanda tempo, organização e pode gerar muitos problemas. Contudo, é sempre possível tirar ensinamentos das adversidades.

Com uma boa gestão de tempo, as chances de distração diminuem, proporcionando foco ao seu trabalho. Assim, com o passar do tempo, essas situações serão cada vez menores e você otimizará a sua produção, além de focar na produtividade.

Em espaços de coworking, por exemplo, é possível ultrapassar momentos complicados, pois a solução para os seus problemas pode estar na mesa ao lado! Nesses ambientes, você dividirá o escritório com os mais variados e profissionais e com outras pessoas que estão lá com o mesmo propósito que você.

Uma plataforma que oferece espaços de coworking de qualidade é o BeerOrCoffee. São mais de 700 espaços selecionados e distribuídos por todo o país. Dessa forma, é possível aumentar a eficácia e ainda experimentar o lema da empresa “viva uma nova forma de trabalho”. Experimente!

Trace estratégias

Por último, mas não menos importante, tenha sempre em mente estratégias que te ajudarão na realização das suas tarefas. Então, uma dica é separar um espaço para as atividades que precisam de atenção, mas que possuem um bom tempo para serem desenvolvidas.

Por isso, sempre pense em uma distribuição estratégica de cada etapa de execução na sua rotina. Dessa maneira, as atividades planejadas serão concluídas com qualidade e a tempo. E principalmente, evitando maiores problemas com prazos e metas.

Tendo tudo isso em mente, ao fazer a gestão de tarefas de uma empresa, sua produtividade aumentará. Além disso, possibilitará benefícios para que você e sua empresa prosperem cada vez mais.

Ainda assim, está em busca de um maior aprimoramento profissional, que tal pesquisas espaços que oferecem qualidade para que você possa desenvolver? Conheça os melhores espaços de coworking em São Paulo.


Airine Ferreira é estudante de jornalismo e estagiária no BeerOrCoffee.

Facebook Comments
  • Share on:
Previous
5 passos para aumentar a lealdade e a satisfação do cliente