Entenda por que o trabalho remoto aumenta a produtividade dos colaboradores
Trabalho remoto
O trabalho remoto aumenta a produtividade dos colaboradores, que passam a ter mais qualidade de vida e rotinas equilibradas. Isso é possível graças a um modelo conhecido como AnywhereOffice.
Nos primeiros meses de 2020, a pandemia da Covid-19 fez com que as empresas tivessem que se reinventar para continuar operando. O home office foi adotado por muitas companhias e, como consequência disso, muitos gestores compreenderam que o trabalho remoto aumenta a produtividade dos colaboradores.
A partir desse contexto, é interessante que você saiba que o trabalho remoto não é sinônimo para home office. Ele está muito mais voltado para a ideia de AnywhereOffice, que prega que as atividades profissionais podem ser exercidas em qualquer local.
É essa a tendência para os próximos anos. A novidade começa a ganhar força no Brasil, tendo em vista que grande parte das cidades e estados já começam a adotar políticas de flexibilização e reabertura das empresas, de forma gradual.
Mas, afinal, qual a razão que faz com que o trabalho remoto aumente a produtividade dos colaboradores? Continue lendo e entenda o porquê agora mesmo!
Veja como o trabalho remoto aumenta a produtividade
O trabalho remoto aumenta a produtividade dos colaboradores. Essa é uma afirmação que tem sido feita por muitos gestores de equipes, após migrarem para esse formato. Prova disso é uma pesquisa publicada na revista Forbes, que analisou as rotinas de funcionários de uma empresa com sede na Califórnia.
Segundo o estudo, os trabalhadores da companhia aumentaram a sua produtividade em 47%, depois que começaram a exercer as suas funções remotamente. Esse número é muito significativo.
Observe, a seguir, alguns fatos que garantem esse crescimento nas organizações.
Aumento da qualidade de vida
Ainda de acordo com a pesquisa publicada na Forbes, o trabalhador médio começa a exercer as suas atividades por volta das 8h30 e termina às 17h40. É o chamado “horário comercial”, adotado pela grande maioria das empresas, em praticamente todo o mundo.
Acontece, que, quando precisa trabalhar apenas na sede da empresa, a rotina de trabalho de um funcionário começa muito mais cedo e termina muito mais tarde. Nos grandes centros urbanos e capitais brasileiras, por exemplo, o trânsito é caótico, principalmente nos horários de pico.
Logo, é comum que uma pessoa que começa trabalhar as 8h30min precise sair de casa duas ou até mesmo três horas antes do trabalho começar. Muitas vezes, é preciso pegar mais de uma condução para ir de sua casa até o escritório da empresa.
Na hora de sair do trabalho, novamente se enfrenta essa rotina e lá se vão mais algumas horas do dia perdidas. Isso tudo deixa as pessoas exaustas, reduz e, obviamente, diminui a produtividade.
O trabalho remoto aumenta a produtividade porque as pessoas passarão a ter mais qualidade de vida. Poderão dormir mais, passar mais tempo com a família, estudar, desenvolver um hobby, praticar exercícios físicos etc. Tudo isso contribui para que o ser humano seja mais produtivo
Crescimento do uso da comunicação assíncrona
O trabalho remoto aumenta a produtividade, também pelo fato da comunicação assíncrona ser mais presente nesse modelo. O estudo publicado na Forbes mostra que a empresa analisada teve um aumento de 57% no uso do e-mail e 9% no uso do chat.
Tais ferramentas de comunicação são eficientes porque não demandam que o receptor e o emissor das mensagens estejam conversando no mesmo tempo. Se você recebe um e-mail agora e está muito ocupado ou concentrado, não há problema em responder daqui a uma hora, por exemplo.
Não é o que acontece quando se recebe uma chamada telefônica, que precisa ter sincronia, ou seja, a conversa deve ocorrer ao mesmo tempo entre as partes envolvidas. Nas empresas que trabalham com ramais, é muito comum que as ligações ocorram a todo instante, por motivos que muitas vezes não são urgentes e que poderiam facilmente ser tratados por e-mail ou chat.
Possibilidade de busca por um local adequado para cada atividade
A cultura do anywhere office acredita que as pessoas possam trabalhar em qualquer local. Logo, é possível buscar um lugar adequado para cada atividade que será exercida, de modo que se obtenha mais produtividade.
Quando é preciso executar uma atividade que exige mais concentração, como fazer cálculos, por exemplo, é interessante buscar um local que proporcione silêncio. Se o profissional estiver sozinho em casa, o home office seria ideal. Outra possibilidade é uma sala privativa em um coworking.
Agora, se a atividade exige a criatividade e a conexão com outras pessoas, o escritório da empresa ou um espaço compartilhado pode ser o mais indicado. Ter essa flexibilidade, certamente ajuda as pessoas a serem mais produtivas e também mais leais à empresa.
Flexibilidade deve ser o foco das empresas nos próximos anos
A pandemia acelerou a transformação digital e a construção de uma cultura de trabalho remoto nas empresas. Isso é o que está desenhando o cenário das companhias nos próximos meses e anos, que deve ser cada vez mais flexível.
A flexibilidade dá autonomia para que os trabalhadores possam praticar, de fato, a filosofia do anywhere office. O trabalho pode ser feito em qualquer local, não apenas no escritório da empresa ou em casa.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que perde duas horas por dia dentro de um ônibus para ir trabalhar, tendo em vista que mora em um local bem afastado da sede da empresa. Se próximo da casa dela existir um coworking, que ela possa ir caminhando em 10 minutos, o que é mais vantajoso? Certamente a segunda opção, não é mesmo?
Isso não quer dizer que esse colaborador nunca irá ao escritório da empresa. Quando tiver algum evento importante, uma reunião de equipe ou encontro com um cliente, isso poderá acontecer, sem nenhum problema. Porém, perder horas, apenas por conta do deslocamento, é algo que deixará de fazer parte da rotina do usuário.
Todos saem ganhando com um trabalho mais flexível! O colaborador terá uma rotina mais saudável, aumentará a sua qualidade de vida e poderá ter tempo para exercer atividades pessoais, que antes eram deixadas um pouco de lado.
As empresas, por sua vez, terão funcionários mais motivados e produtivos, que farão melhores entregas, executando um trabalho com mais qualidade.
Entendido por que o trabalho remoto aumenta a produtividade? Então, não há porque deixar de praticar o anywhere office na sua empresa! Acesse o nosso site e veja como adotar a metodologia agora mesmo!
Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.
Comentários