ganhar dinheiro como nômade digital

7 maneiras de ganhar dinheiro como nômade digital

coworkingNômade Digital

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar profissionais que escolheram ganhar dinheiro como nômade digital. Inclusive nos coworkings (e suas particularidades) há muita gente adepta desse estilo de vida. As opções são numerosas e atraentes.

Além de conhecer novas culturas e culturas, é possível ter muita liberdade e flexibilidade em relação às atividades executadas no dia a dia (como em uma sala de reunião em SP). Apesar disso, muita gente não começa por medo, falta de confiança ou por não se sentir preparado.

Sim, ninguém nunca está 100% preparado. Eu mesmo comecei a me tornar um nômade digital meio que por acaso. Comprei uma viagem de ida para o Nordeste, meus recursos começaram a acabar e passei a trabalhar a distância.

Se você quer se juntar à crescente tribo desse setor e ganhar dinheiro como nômade digital, aqui estão 7 dicas para você começar o quanto antes.

1. Use a economia compartilhada

Se você tem um carro ou um apartamento, por exemplo, você pode integrá-los à economia compartilhada e faturar com isso. Plataformas como Uber e Airbnb, por exemplo, pode complementar a renda ou até mesmo se tornar a principal fonte de ganho. Mesmo que você esteja viajando, pode gerenciar uma locação a distância.

2. Seja revisor e editor de textos

A revisão e a edição de textos é um tipo de trabalho que pode ser feito em qualquer lugar do mundo, contanto que você tenha um notebook e acesso à internet. Como editor ou revisor de texto, você revisará materiais escritos e verificará questões como ortografia, gramática e legibilidade.

No Brasil, há plataformas como a Rock Content, onde você pode se tornar um freelancer e se desenvolver como um profissional da área.

3. Ofereça serviços de tradutor

Caso você seja bom em línguas, pode fornecer serviços nessa área para algumas empresas e ganhar dinheiro como nômade digital. Além de faturar um bom dinheiro, é uma oportunidade perfeita para aprimorar suas habilidades linguísticas.

Você pode traduzir documentos escritos, gravações de áudio e vídeos. Você também pode trabalhar para uma ou várias agências que demandam esse tipo de trabalho.

4. Atue em programa de afiliados

O programa de afiliados consiste em promover produtos ou serviços de terceiros e você ganha uma comissão toda vez que um visitante clica em um link de afiliado e compra um produto. No entanto, para ganhar dinheiro, é muito interessante ter um site ou blog com tráfego. No Brasil, existem plataformas como a Hotmart, que disponibilizam diversos produtos e serviços que você pode comercializar como um afiliado.

5. Venda seus conhecimentos na internet

Você pode ganhar dinheiro como nômade digital vendendo seus conhecimentos nas mais diversas áreas, como marketing digital, desenvolvimento web, direito, medicina e muito mais. Tudo o que você precisa é de um notebook com acesso à internet.

Você pode atuar de forma estratégica, identificando como seu conhecimento resolve um determinado problema. Assim, pode promover produtos como e-books e cursos, a fim de comercializar seus conhecimentos.

6. Seja um gestor de mídias sociais

O trabalho de gestor de mídias sociais requer bastante tempo online e pode ser feito de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha um notebook e acesso à internet. Caso você já tenha muita familiaridade com as redes sociais, você pode começar a oferecer serviços nessa área para os seus clientes.

Você precisará, por exemplo, desenvolver uma estratégia para criar, organizar e gerenciar todo conteúdo publicado em canais de mídias sociais, além de desenvolver estratégias de marketing.

7. Atue como um assistente virtual

Assistentes virtuais têm muitas demandas e os trabalhos podem ser feitos de praticamente qualquer lugar do mundo, tendo algumas limitações, como a questão do fuso horário, que pode afetar seu desempenho. Um assistente virtual executa atividades em várias áreas, mas a base do seu trabalho é administrativa.

Entre as habilidades de um profissional desse setor, podemos destacar relatórios de despesas, marcação de reuniões, pesquisas gerais e outras tarefas administrativas.

E aí, o que achou dessas maneiras de ganhar dinheiro como nômade digital — não importa se em São Paulo, em Nova York, em Londres ou Paris? Essas são apenas das profissões que você pode atuar a distância, mas existem muitas outras. Espero que esse texto possa lhe inspirar para encontrar uma atividade que gera uma renda extra ou até se estabeleça como sua atividade principal.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ficar por dentro de 5 questões essenciais do trabalho remoto.

poder do propósito

O poder do propósito: como se posicionar ajuda sua marca a ter sucesso no mercado

Propósito

A Black Friday se tornou o dia de compra mais movimentado em mercados como no Brasil e nos EUA. No entanto, a REI, uma marca americana de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, fez algo muito diferente na data.

Pelo quarto ano seguido, a REI fechou suas portas na Black Friday e deu folga para seus funcionários aproveitarem o dia ao ar livre. A justificativa foi que “existem coisas mais importantes do que comprar / vender tendas — como sair e realmente usá-las”, se posicionou a marca, no Twitter .

Isso pode parecer algo totalmente contra-intuitivo ou até mesmo uma loucura. Imagine fechar a loja justamente no dia de mais vendas do ano? No entanto, a REI enxergou isso como uma ótima estratégia para o seu negócio.

Para o CEO Jerry Stritzke, o relacionamento com os clientes e as marcas estão mudando. Antes, você conquistava as pessoas com ofertas, mas hoje é preciso de “algo a mais”, comentou ele, em uma entrevista à Business Insider. Ao que tudo indica, a estratégia vem dando certo.

Nós nos mantivemos saudáveis ​​em parte porque nos atemos aos nossos valores centrais — como dar aos nossos funcionários tempo para fazer o que amam com as pessoas que amam durante as férias. Isso nos permitiu adicionar milhões de novos membros e, o mais importante, conectar milhões de pessoas ao ar livre”, disse Stritzke.

Segundo dados da Edelman, 64% dos clientes no mundo inteiro escolherão, mudarão, evitarão ou boicotarão um negócio por conta de questões políticas ou sociais. Mas tomar uma posição não é algo tão simples.

Para Mike Dupree, Gerente Sênior de Mídia e Entretenimento do Twitter, é preciso praticar antes de comunicar.

Praticar antes de comunicar

A campanha da REI de ficar de fora da Black Friday tem sido bem sucedida desde 2015 não apenas porque é uma estratégia de marketing — até mesmo o CEO da empresa aproveita a Black Friday para curtir o dia ao ar livre.

Para Dupree, a autenticidade é essencial para o sucesso da REI e de qualquer outra marca orientada pelo poder do propósito. Mas é preciso que a campanha esteja enraizada em todas as facetas da organização: do marketing ao atendimento, passando pelas comunicações e políticas.

É exatamente o que a REI fez. Como apreciar o ar livre faz parte da sua essência, ao longo dos anos a empresa incentiva funcionários, clientes e parceiros a aproveitarem isso.

Como encontrar um propósito para a sua marca

Em primeiro lugar, vale refletir se a sua marca está fazendo ou apenas dizendo. No caso do BeerOrCoffee, por exemplo, a marca propõe uma nova forma de trabalho, por meio da liberdade de escolha em relação aonde trabalhar. Na prática, a equipe é remota e está concentrada em 4 países (Brasil, Peru, Portugal e Hungria) e em 8 cidades (BH, SP, Brasília, Florianópolis, Lima, Budapeste, Lisboa e Lima).

Ou seja, é uma marca que é consistente com aquilo que prega. Mesmo que as pessoas estejam em uma determinada cidade ou país, elas podem trabalhar em casa ou em um coworking ou café. Como disse Dupree, “se você quer construir uma conexão duradoura com seus clientes, precisa ter consistência ao longo do tempo. Tanto no que você está fazendo quanto no que você está dizendo”.

Um outro indício que evidencia que a marca está trabalhando com o poder do propósito é o fato de uma campanha ou estratégia se mantar daqui a 5 ou mais anos. A própria REI, por mais que perdesse vendas no maior dia de compras do ano, sabia que o impacto no longo prazo seria positivo e construiria lealdade dos consumidores ao longo dos anos.

começar o próprio negócio

Não existe isso de ser pequeno para exercer o poder do propósito

A REI é uma grande marca, mas isso não quer dizer que uma empresa pequena não possa causar impacto no marketing orientado por propósito. Independentemente do tamanho da sua marca, ter um marketing com foco em um propósito é uma excelente maneira de se diferenciar e construir uma ótima relação com os consumidores.

“Nós vemos que 75 por cento dos consumidores esperam que as marcas contribuam para o seu bem-estar e qualidade de vida — se você não estiver fazendo isso, ficará para trás. E isso é aplicável a empresas de qualquer tamanho ”, comentou Dupree.

O que achou dessas ideias que evidenciam o poder do propósito? No caso do seu negócio, as ações estão alinhadas com um propósito claro ou é preciso avançar nessa área? Deixe um comentário logo abaixo, vamos adorar saber a sua opinião.