sala-reunião

Escritório compartilhado ou sala privativa?

coworking

Coworkings: um revolucionário modelo de trabalho, onde o profissional tem flexibilidade e fica exposto a um cenário de intensa criatividade e inovação. Com esta definição, sem dúvidas, trata-se de algo que gera curiosidade, inquietação e a sensação de que se restringe um grupo seleto. Pois é aí que você se engana e começa o melhor de tudo. Os coworkings são escritórios democráticos. Seja com ambientes coletivos compartilhados ou sala privativa para quem precisa de concentração máxima.

Vamos falar mais sobre isto, agora!

sala privativa

Momento ideal para aderir ao coworking

Sim, existe um momento ideal para aderir ao universo dos escritórios compartilhados. Esse momento é quando você se sente pronto para expandir seus horizontes. Fazer networking. Expandir as fronteiras. Ou simplesmente começar uma nova experiência. Muitos têm a impressão de que os coworkings são espaços exclusivos para uma nova geração de profissões, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia. Mas esta verdade não procede.

Do escritório compartilhado à sala privativa, existe espaço para todos os perfis profissionais. E se acima mencionamos que há um momento para aderir a esta tendência, a verdade é que o momento só depende de você.

Um freelancer, por exemplo, pode usar desses espaços para fazer contatos. Seja com potenciais clientes, parceiros ou fornecedores, por exemplo. Ou simplesmente para quando precisam de um espaço para reuniões, call, etc. Já um profissional que tem uma carreira dentro de uma empresa, porém tem um trabalho como autônomo, pode usar esses espaços como suporte para esta extensão profissional.

Para esses casos e para todos os outros uma coisa é fato, a gestão do tempo é fundamental. Otimizar o tempo que se passa dentro de um coworking é fundamental para extrair o melhor desses ambientes. Conhecer os demais coworkers. Utilizar os ambientes a seu favor e dar margem para a inovação e criatividade alcançar novos patamares.

Por qual caminho seguir: escritório compartilhado ou sala privativa?

Depois de decidir aderir um coworking é hora de analisar a melhor forma de trabalho dentro dele. O espaço compartilhado e a sala privativa são duas das opções para atender as necessidades dos mais variados perfis de profissionais que buscam um espaço para desenvolver suas atividades.

Os escritórios compartilhados contam com longas bancadas que abrigam diversos profissionais, empresas e equipes. Já a sala privativa garante um ambiente reservado, como o próprio nome sugere.

sala privativa

Qual o estilo mais combina com você?

Escritórios compartilhados: inspiração, networking, compartilhamento. Essas três palavras definem bem as experiências em dividir sua estação de trabalho com outros profissionais. Trata-se de uma oportunidade única em aprender com pessoas que estão do seu lado. Ou, ainda, ser inspiração para outro coworker.

Se inspirar é uma verdade neste ambiente, fazer networking é uma consequência. Há uma forte tendência em compartilhar informações, ideias e projetos. Lembrando que os coworkings são um recorte do mercado. Ou seja, tem uma amostra de profissionais dos mais diversos segmentos, o que favorece o crescimento daqueles atentos aos colegas de “bancada”.

Sala privativa: foco, infraestrutura, conexão. Esse tipo de ambiente dentro dos coworkings são ideais para quem trabalha em áreas que exigem concentração. Nesses espaços o foco é mantido. Mas sem perder a qualidade de infraestrutura e, ao mesmo tempo conexão com os demais coworkers.

Enquanto nos ambientes compartilhados a conexão é contínua, a sala privativa limita um pouco, mas não impede a expansão do networking. Até porque existem outros espaços onde os coworkers que optam por salas privativas podem se conectar aos demais colegas, como uma sala de reunião, uma área coletiva, cozinha, etc.

Para os nômades digitais, que a cada temporada está em um lugar diferente, a possibilidade de experimentar essas duas opções é uma oportunidade diferenciada. Aliás, não só os nômades. Com a flexibilidade de contratação dos serviços dos coworkings qualquer interessado em passar por essas duas opções podem fazer e aí sim, identificar aquela com a qual mais se identifica.

E você, já se decidiu qual formato melhor combina com você e suas necessidades?

Até a próxima! 🙂

gestão de tempo

Gestão de tempo: por que e como fazer?

coworking

Certamente você já ouviu falar, ou mesmo já usou a expressão “tempo é dinheiro”. Pois é, esta é uma das maiores verdades a qual temos notícia. Fazer a gestão de tempo deixou de ser uma qualidade de pessoas organizadas e passou a ser uma necessidade comum as pessoas em geral.

Independentemente de ser uma pessoa do lar que precisa se organizar para realizar as tarefas do dia e conseguir pegar as crianças na escola no fim do dia. Ou uma atleta profissional que se prepara por anos na gestão de seu tempo para bater a meta de centésimos de segundos no seu grande dia. A questão é que estamos todos correndo contra o relógio.

Para os empreendedores, qual a importância de fazer a gestão de tempo?

De acordo com o dicionário, empreender é decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar. Com esta definição já dá para ter uma noção do quão importante é para empreendedores fazer a gestão de tempo.  Para empreendedores iniciantes, cada tentativa é um novo risco. Portanto é preciso saber exatamente o tempo de início, meio e fim de cada tarefa. Pois cada segundo dedicado é uma chance de alavancar o negócio ou detectar a necessidade de recomeçar.

Para empreendedores experientes, acredite, a realidade é a mesma. Como a definição apresentada pelo dicionário bem trouxe, empreender é uma tarefa difícil e trabalhosa. Requer paciência e novas tentativas para cada erro ou dificuldade. Fazer a gestão de tempo é mais que uma necessidade, é uma forma de planejar as chances de acerto e erro, é uma condição para se manter de pé num mercado de  trabalho cada dia mais competitivo.

Muitos empreendedores, inclusive, cometem o grande erro de misturar vida pessoal e profissional. Piorando ainda mais a relação da gestão do tempo da vida pessoal e profissional. Nesses casos, o problema potencializa. A má gestão do tempo ocasiona grandes problemas até as grandes empresas já estão percebendo que desenvolver esta habilidade é essencial para o sucesso do negócio.

gestão de tempo

Como a gestão de tempo pode ajudar na execução das tarefas?

Através desta habilidade em fazer as pazes com o relógio um profissional consegue alinhar corpo, mente e alma. Não, não se trata de uma brincadeira, é uma realidade muito séria. Executar todas as tarefas do dia e saber exatamente o tempo que tem para se dedicar a cada uma delas é essencial para a saúde física, mental e psicológica de cada um.

Quando saímos de férias, por exemplo, nos permitimos sair da rotina e relaxar. Bem, por um período isto é saudável, afinal você não tem entregas a fazer, nem preocupações perturbando a mente. Mas, no dia-a-dia não dá para sobrecarregar o cérebro, é preciso ter tarefas planejadas,se organizar de preferência fazendo anotações, criando planilhas, ativando o campo visual.

Manter tudo dentro da cabeça exigirá muito de você. Faça anotações, coloque tudo diante dos olhos, seja na porta do guarda-roupas, num post-it no computador ou um lembrete no celular. O que importa é que sua cabeça não terá que se preocupar em armazenar tantas informações. Você está garantindo outras formas de se lembrar da suas tarefas e, principalmente, estará realizando cada uma no prazo pré-estipulado.

Suas tarefas estão resolvidas, mas e o tempo para gerir sua equipe, freelancers e parceiros?

Não sei como anda sua rotina de demandas e entregas hoje, mas sem dúvidas você está se desdobrando para realizar tudo com qualidade, certo? Pois é, tudo que depende de nós mesmos é mais fácil administrar, afinal temos a falsa sensação de estar tudo sob controle (de tempo, inclusive). Já falamos sobre isso ali em cima, e certamente se você não anda fazendo a gestão de tempo para suas entregas, começará a fazer agora.

Mas, e a gestão de tempo da sua equipe, dos freelancers e parceiros, como você administra? Por ligação, por vídeo, por planilhas, por ferramentas como trello, slack, evernote, drive ?É preciso se organizar para conseguir gerir uma equipe. Conhecer as habilidades e tempos de entrega de cada um facilita na hora de planejar suas próprias entregas. É impossível chegar a resultados promissores sem a gestão de tempo individual e coletiva. Afinal, por mais que as pessoas tenham capacidade técnica, se não entregar no prazo combinado, nada resolvido.

Se você sabe da importância em gerir seu tempo e o de sua equipe, mas não faz ideia de por onde começar, temos algumas dicas simples e valiosas:

gestão de tempo

Prioridade

Sabemos que em alguns momentos tudo vira prioridade. Neste caso a tomada de decisão é indispensável. Se escolher entre uma demanda e outra não é uma possibilidade, procure freelas ou empresas capazes de te atender em tempo hábil. Se for possível reorganizar o tempo de entrega, faça antes que o cliente se decepcione.

Delegar

Ter uma equipe que confia é essencial. Mas, não adianta ter uma equipe eficiente se você não repassar as demandas. Desapegue da ideia de que só você sabe fazer determinada função. Delegue, entregue esta responsabilidade a outra pessoa e se encarregue somente de fazer a gestão de tempo, seja sua ou da equipe.

Estabeleça metas

Para cada meta, um tempo de execução. Esta é uma forma de fragmentar as horas, gerir o tempo e assim se organizar melhor. Definir objetivos, transformá-los em metas e por fim gerir o tempo para cada passo ser executado é uma tranquilidade para entregas bem sucedidas.

Quando falamos que gerir o tempo é um benefício à saúde mental, física e psicológica de um indivíduo, estávamos levando em conta o turbilhão de decisões que todos precisamos tomar diariamente. Os dias parecem estar ficando mais curtos, as horas passando muito rápido, e os anos voando sem que nos demos conta. Pois é, mas na verdade tudo continua igual, só nossa gestão do tempo que não.

Portanto, cuide do seu tempo, pois ele vale dinheiro, saúde e qualidade vida.

Até a próxima! 🙂