trabalho remoto

Trabalho remoto: será que funciona?

Sem categoria

Liberdade, horário flexível, mais tempo para criar, viajar e se livrar de ambientes fechados e nada inspirador. Essas são algumas vantagens de quem opta em trabalhar remotamente.

    trabalho remoto

O trabalho remoto está se tornando uma prática bem usual. Não só para autônomos ou freelancers. Mas também para profissionais que tem essa opção dentro das empresas. Hoje muitas organizações dão liberdade para o funcionário trabalhar a maior parte do tempo fora da empresa. Os autônomos já carregam consigo essa independência. Mas será mesmo que esse modelo de trabalho se aplica para todos?

Algumas dicas para começar

Nem todas as gerações estão acostumadas com a prática do trabalho remoto, isso é verdade. Mas não é só idade que determina isso. O perfil da pessoa também contribui para que cada um se saia bem nesse papel. Mas também, principalmente, o comportamento. A notícia boa é que nesse ponto, podemos te ajudar!

Se eu tivesse que dar três dicas para você ter sucesso no trabalho remoto, eu destacaria a disciplina, amor pelo o que faz e ambiente de trabalho. Mas posso explicar melhor!

trabalho remoto 1

1) Tenha disciplina

Independente de onde você estiver, você precisa ser organizado e bem disciplinado. É comum as pessoas pensarem que longe da empresa você terá mais tempo de cuidar da casa, das crianças ou colocar em dia um seriado. Isso pode acontecer. Mas você precisa determinar quando. Se você definir que vai trabalhar de 9h às 16h, dentro desse horário você precisa trabalhar. As pausas devem ser feitas para necessidades reais, não para tarefas que te distraiam.

Já falamos aqui o quanto é difícil se concentrar quando se está em casa. Então evite lugares e pessoas que tirem o seu foco principal de cumprir prazos e metas. Tenha foco. Seja disciplinado em seu dia a dia, que seu trabalho irá render e você será muito mais produtivo.

2) Amor pelo o que faz

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Para se ter ânimo, qualidade no trabalho e disciplina para encarar os desafios diários, você precisa amar o que faz. É claro que nem todas as tarefas do dia a dia são prazerosas. Mas se você tem a motivação de amar sua profissão, você já tem uma vantagem imensa!

Encontre aquilo que você realmente curta fazer e invista o seu tempo nisso. Seja incrível no que você faz e terá total liberdade de conseguir executar qualquer atividade e de onde estiver.

3) Ambiente de trabalho

O local onde você trabalha influencia muito na sua produtividade e entrega final do produto ou serviço. Não caia na tentação de trabalhar no sofá da sua casa, em frente a TV. Falei logo aqui em cima que disciplina é fundamental, lembra? Definir um espaço para trabalho é tão importante quanto o delimitar um horário. E está diretamente ligado a questão da produtividade.

A minha dica é: saia de casa! Procure um espaço adequado às suas necessidades e que vá te ajudar de alguma maneira a se desenvolver. Quer uma dica melhor do que procurar algum coworking perto de você? E quando eu falo perto, não é perto só da sua casa. Você pode procurar um espaço compartilhado em qualquer lugar que estiver. Quer liberdade maior que essa?

trabalho remoto coworking

Pronto! Já falei um pouco das vantagens de trabalhar remotamente. Você viu que pode começar sendo um autônomo, negociando em sua empresa para trabalhar remoto ou seguir a vida de nômade digital! Dei minhas três dicas de ouro para você conseguir trabalhar dessa forma. Agora eu preciso te dizer como conseguir essa realização, não é mesmo?

Então nos diga como!

Seja autônomo. E quando digo autônomo, e eu incluo aqui todas as formas de empreendimento. Pode ser um freelancer, micro empreendedor individual, profissional liberal.. Não importa! Se não tem vínculo empregatício com uma empresa, você está nesse grupo! Se ainda não está, já comece a fazer sua listinha de habilidades, pois é fato que terá competências para ser um.

Comece a lista pensando no que você já fez em trabalhos anteriores e no que você é bom. Faça avaliação do seu desempenho em cada uma das suas funções. Veja no mercado em que pessoas com o seu perfil são qualificadas. Procure aprimorar suas técnicas com cursos e muito treino. Busque seus clientes e arrase!

Bingo! Já me identifiquei

E se você está ou se encontrou nessa categoria, fica fácil você trabalhar remotamente. Aliás, costuma ser sua única opção, principalmente quando você tem mais de um cliente. Ficar alocado na empresa de cada um deles não é nada vantajoso. Por você não ter um chefe direto, você mesmo precisa fazer a gestão das suas tarefas. Então o foco e o local certo aqui são fundamentais.

A mesma lista vale, caso você decida ser um nômade digital. Mas nesse caso, além de trabalhar com o que tem habilidade e ama, você estará conhecendo o mundo. Aqui você precisa ter atenção redobrada com a sua disciplina e o local escolhido para trabalhar em cada cidade que estiver. É muito importante conseguir executar suas tarefas no tempo necessário e de forma criativa. Os coworkings podem te salvar por esse lado. E também podem te ajudar a conhecer um pouco mais a cultura do lugar, os empreendedores locais e aumentar sua cartela de clientes!

Caso você já tenha vínculo com uma empresa e decida pela flexibilidade. Ou até ou mesmo seu trabalho precisa que você trabalhe em outras cidades. Seja para reuniões, prestando consultoria ou necessidades internas, as dicas são as mesmas. E o essencial, fuja dos quartos de hotel para o trabalho diário. Busque um coworking perto de você e aproveite para frequentar os eventos do local e fazer muito networking.

Gostou das dicas e listas? Concorda com elas? Tem algo para contribuir? Não deixe de falar com a gente, combinado?

 

Até a próxima! 🙂

Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

Facebook Comments
  • Share on:
Previous
Definitivamente trabalhar em casa não é nada produtivo
Next
Como se tornar um nômade digital

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *