5 dicas essenciais para seu time trabalhar remotamente

Trabalho remoto

Um assunto tem roubado a cena na rotina da maioria de nós é o, até então temido por muitos, trabalho remoto. Diversas organizações foram obrigadas a repensar — ao menos temporariamente — novos formatos de trabalho. 

Tais transformações trouxeram quebras de paradigmas para os que achavam o home office ineficaz e improdutivo. Por outro lado, essas quebras vieram atreladas a vários novos desafios, principalmente para os navegantes de primeira viagem. E aí, será que você está conseguindo tirar de letra os desafios dessa nova modalidade de trabalho? 

Uma recente pesquisa realizada pela Robert Half mostrou que 53% dos profissionais que estão trabalhando de casa sentem benefícios como tempo ganho e redução de deslocamento como principais vantagens do trabalho remoto. 

A mudança foi, de certa forma, imposta a todos nós e os gestores não nos deixam mentir: para alguns tem sido positiva; para outros, algo ainda complexo e de difícil adaptação. Foi pensando nisso que preparamos 5 dicas para você ajudar seu time a fazer isso do melhor jeito possível!

1. Defina seu espaço de trabalho

Nossa primeira dica é eleger um espaço, seja ele um cômodo da sua casa ou até mesmo uma mesa dedicada a isso. Nele, deixe separado todo material que utiliza no dia a dia. O foco é que, além de promover um ambiente que minimize o nível de distração e aumente a produtividade, seja possível separar a rotina de casa da profissional.

É necessário autogestão para separar ao máximo a dinâmica de trabalho dos afazeres de casa e estipular, por exemplo, horários de pausas e refeições.

2. Crie uma rotina e defina metas

Elencar suas prioridades do dia ou semana de forma clara e objetiva ajudará a cumprir metas sem prorrogar tarefas importantes.

Nesse ponto, os mais organizados saem na frente. Criar uma rotina bem definida é um ponto de partida legal para não correr risco de procrastinar. Ter hora para acordar, tomar café da manhã, fazer uma pausa e terminar as atividades do dia é essencial para que as distrações externas não te façam performar mal. 

Nesse ponto é legal você alinhar expectativas com seu gestor, colegas de trabalho e consigo mesmo. Não se incomode de avisar que está no horário de descanso ou não está disponível naquele momento. Uma comunicação clara vai te ajudar a manter o equilíbrio nesse desafio que é o home office.

trabalho remoto

3. Otimize reuniões em calls curtas ou e-mails

O contexto atual mostrou para muitas pessoas que algumas reuniões poderiam ser resolvidas com um simples e-mail, certo?

Em contrapartida, trabalhar de casa permite que sejam agendadas reuniões  consecutivas, sem que se leve em conta os tempos de deslocamento e interferências externas. É aqui que mora o perigo. Você deve se atentar em agendar reuniões de forma espaçada e otimizada

Te explico melhor: o ideal é não preencher toda a manhã com reuniões uma atrás da outra, por exemplo. Além disso, reuniões curtas vão garantir maior concentração do time e produtividade das discussões. Temos que valorizar nosso tempo e definir prioridades.

4. Preze pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quanto mais saudáveis estamos, física e mentalmente, melhor desempenhamos nossas atividades. O primeiro passo aqui é dormir bem. É um segredo antigo e que funciona com maestria. No mais, tudo o que te fizer bem e trouxer energia conta: se você gosta de praticar um esporte, ter um horário para fazer uma oração/meditação, momentos de lazer com os filhos ou até mesmo um livro ou filme. 

Às vezes ativamos o modo automático e nos esquivamos de pequenos prazeres e estímulos diários em razão do cansaço. Trabalhar de casa significa, para muitos, a chance de ter um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal: ter mais tempo, usufruir de uma vida menos estressante, poder realizar refeições saudáveis e em casa e conseguir incluir uma atividade física na rotina.

Saiba se “desconectar” e definir os momentos dedicados ao trabalho e à vida pessoal. Profissionais que tem a flexibilidade de trabalhar de casa, ao que tudo indica, são profissionais mais felizes.

5. Crie uma cultura colaborativa

A distância não pode virar um empecilho para o contato com os colegas e as trocas de conhecimento. Compartilhe com os colegas suas entregas e projetos. É essencial manter o contato entre equipes, tanto para assuntos profissionais, quanto, quem sabe, para um happy hour virtual?  

Como uma empresa totalmente distribuída, sentimos na pele os benefícios do trabalho remoto e, apesar da familiaridade com os desafios, ainda é um constante aprendizado para nós também!

Se seu time precisa de mais liberdade e flexibilidade no trabalho, você deveria conhecer um pouquinho mais do Anywhere Office. Em nosso blog temos um texto completo sobre o assunto e você pode conferir clicando aqui. O futuro do trabalho se adiantou e já está aí, está esperando o que para viver todas as vantagens que ele pode trazer?


Ana Luiza Rocha é analista de marketing e business development representative no BeerOrCoffee.

Facebook Comments
Previous
Saiba como avaliar a produtividade dos trabalhadores remotos
Next
Entenda por que o trabalho remoto aumenta a produtividade dos colaboradores