trabalhando em casa

Trabalho em casa, por onde começar?

coworking

Muitas vezes nos deparamos com as incertezas do mercado e o jeito mesmo é trabalhar em casa com o seu próprio negócio. Mas por onde começar?

 trabalho em casa

Se por algum motivo você não tem mais um emprego. Precisa começar sua vida profissional do zero. Nessas horas a criatividade precisa falar mais alto e o trabalho em casa pode ser a solução! Vem com a gente, que queremos te ajudar!

Primeiro passo!

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o que fazer! Eu sei que não é nada fácil essa tarefa. Mas calma! Vamos juntos. Liste coisas que você gosta de fazer ou já tem alguma experiência. É importante que aqui você busque não apenas o que já fez na sua vida profissional. Busque na sua memória o que você fazia bem quando mais jovem. Tente lembrar as suas áreas de interesse na escola ou na faculdade. Quais cursos você já fez. Brincadeiras que mais te atraiam no passado. Coloque tudo o que veio na sua mente no papel. Isso vai te ajudar a entender melhor a si mesmo e dará uma luz no que você poderá fazer daqui pra frente.

Se você já conseguiu listar todas as suas habilidades, chegou a hora de filtrar quais realmente podem te ajudar a empreender. Provavelmente aqui você vai saber se sua praia é um serviço ou desenvolvimento/venda de um produto. Descobriu? Ótimo! Vamos dar continuidade.

Determine seu tempo

Para que você possa se organizar, coloque deadline das tarefas. Tanto no tempo de formulação da lista anterior, quanto nos prazos de tomada de decisão. Essa pressão de prazo é bem saudável e ajuda na autogestão. Não precisa agir na lógica de “missão impossível”, mas é importante que você realmente leve isso a sério.

Caso tenha chegado a conclusão que o seu negócio é bordar, faça um cronograma de quando irá começar. Coloque prazo para a entrega da primeira peça. Caso esteja um pouco enferrujado na execução da tarefa, estipule o prazo para treino. Saiba quantas horas precisa para execução e assim vai.

Se o seu negócio é entregar um serviço, como planejamento de campanha de uma marca, faça o mesmo. Veja quanto tempo gasta, em média, para criação. Para planejamento. Para execução. Organize tudo.

Ter em mente esse tempo, te ajudará a se organizar em relação aos seus trabalhos. Mas também a precificar o seu serviço ou produto. Dependendo do tempo que você se dispões para executar aquela tarefa, o valor pode mudar consideravelmente. O preço também vai depender da qualidade do resultado final, por isso fique atento à próxima dica.

Aprimore suas habilidades

Parece óbvio, mas muitas pessoas não se importam muito com isso. Aprender uma atividade e não treinar ou ir mais a fundo no assunto, é dar um tiro no próprio pé. Sempre que fizer um curso, por exemplo, não deixe de estudá-lo. Seja autodidáta também. A internet hoje ajuda muito nessas pequenas especializações. Você pode aproveitar um conteúdo infinito navegando por aí.

Aproveite também workshops e palestras. A todo o instante eles acontecem e muitas vezes gratuitamente. Aproveite esses momento para conhecer outras pessoas e fazer networking. Procure colegas de profissão para trocar experiências. Busque também clientes, para aumentar sua renda. Não deixe de compartilhar, nunca!

Além das habilidades da sua própria profissão, aprenda também sobre informática. Planejamento financeiro. Organização e autogestão. São quesitos importantes para começar levar a diante o seu próprio empreendimento de forma independente.

Delimite seu espaço de trabalho

É muito importante que você delimite bem o seu espaço de trabalho. Se você decidiu fazer bolos para casamento, por exemplo, é crucial que crie um espaço em sua casa para as suas confecções ou pelo menos separe parte da sua cozinha para tal atividade. Os ingredientes também precisam ser separados daqueles usados pela família. Seja organizado e separe bem seu espaço. Assim você será mais estruturado em suas tarefas e evitará também possíveis distrações desnecessárias. As pessoas precisam entender que você está trabalhando e que aquele espaço é profissional.

Caso você defina que sua vocação é desenvolver aplicativos web, faça o mesmo. Monte seu escritório e concentre-se nele. Evite ambiente que tenha muitas distrações, como TV ou outras pessoas, como a sala de casa. Fuja também seu quarto, pois é um ambiente de descanso, seu cérebro pode se confundir e te tornar menos produtivo. Caso não tenha um lugar dentro da sua própria casa, tente um local externo. A grana inicial pode ser curta, mas sempre há espaços que possam se adaptar à você, como um coworking. Além disso, há um monte de vantagens de se estar em um espaços como esses. Como a internet em alta velocidade, o relacionamento com outros profissionais e possíveis clientes, serviços personalizados e assim vai.

Esteja dentro da lei

Nem sempre as pequenas produções precisam de autorizações prévias. Mas é de extrema importância que você verifique isso. Pesquise e consulte órgãos públicos para saber como abrir um negócio em casa, se for o caso. É muito mais fácil estar um ambiente onde todas essas burocracias já estejam resolvidas. Muitos coworkings permitem entrega de correspondência, telefonia, etc. Veja possíveis licenças que você vai precisar ter. Consulte impostos e tributações.

Existem diversas formas de começar a empreender e algumas nomenclaturas e obrigatoriedades importantes. Autônomo, profissional liberal, micro empreendedor, etc. Cada uma dessas possui características específicas e podem fazer diferença na hora de escolher a atividade que será exercida. Então, é bom ficar atento a cada uma delas, entender suas particularidades e ver qual se encaixa no seu perfil. O Sebrae, por exemplo, é um portal que tem muito conteúdo sobre essas diferenças e pode te ajudar, e muito, a entender essas diferenças.

E no mais, pesquise muito e vai fundo! Deixe incertezas de lado e dê logo um start no seu próprio negócio! Pronto para começar?

Até a próxima! 🙂

Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

Facebook Comments
Previous
WeWork: uma potência em forma de espaço
Next
Definitivamente trabalhar em casa não é nada produtivo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *