Futuro do trabalho: por que criar o storytelling da marca é essencial

EmpresasPropósito

Todo mundo tem uma história, inclusive as marcas. Pessoas fazem parte da trajetória das empresas, do mesmo modo que as companhias transformam a vida dos indivíduos — seja para melhor, seja para pior. O futuro do trabalho chega mostrando essa conexão, entre empresas e pessoas, por meio do storytelling da marca.

A lógica é bem simples: você consegue contar a história da sua vida sem mencionar as empresas para as quais trabalhou? Consegue traçar o seu caminho profissional sem envolvê-las? E quanto às marcas que você consumiu, quantas delas fazem parte da sua história?

O que acontece é que as marcas que não vieram a passeio e sim para fazerem parte do futuro do trabalho já se deram conta da importância de contar a própria história, de seus colaboradores e de seus consumidores e incorporaram o storytelling a sua estratégia. 

Quer entender por que o storytelling funciona? Continue a leitura e descubra.

1. Compartilha um propósito com o mundo

Já não é mais novidade para ninguém que as empresas que buscam um propósito acima do lucro são as mais bem-sucedidas. Porém, é comum tentando estabelecer isso de modo forçado, irreal, somente para acompanhar às exigências do mercado.

Um propósito é e soa verdadeiro para as pessoas quando vem atrelado a uma história que o justifique, seja dos fundadores, seja dos colaboradores da empresa. Ele sempre envolve pessoas e as experiências delas que identificaram uma necessidade de transformação. Essas vivências precisam ser contadas para que o propósito seja validado e compartilhado com o mundo.

storytelling da marca

2. Narra a transformação para a qual está contribuindo

Quando ouvimos as histórias de como nasceram e cresceram empresas gigantes, como o Google e o Facebook, entendemos muito mais claramente o propósito a que servem e as transformações que realizaram e continuam realizando no mundo.

Aspirações como a de “conectar pessoas” ou “reunir toda a informação do mundo” não parecem tão reais quanto as histórias que estão tornando isso cada vez mais possível e, consequentemente, transformando a vida de milhões de pessoas.

3. Envolve talentos na trajetória da marca

Futuro do trabalho prevê cada vez mais colaboradores comprometidos com o propósito da marca. Muito mais do que a remuneração ou benefícios oferecidos pela empresa, os objetivos em comum são os verdadeiros responsáveis pelo engajamento e retenção de talentos.

Incluir a história dos colaboradores na narrativa de crescimento da empresa faz com que se sintam mais parte dela ainda, responsáveis pelas conquistas e desafios superados pela companhia. Essa sensação de pertencimento só contribui para que se envolvam e se engajem cada vez mais no desenvolvimento corporativo.

Basta pensar em qual colaborador não gostaria, por exemplo, de ver a sua trajetória de contribuição para o crescimento da empresa publicada no site corporativo. 

4. Leva a verdade sobre a empresa aos consumidores

Até bem pouco tempo atrás, e ainda existem alguns casos hoje em dia, ler a declaração de missão, visão e valores de uma empresa, muitas vezes, soava como um clichê. Tinha-se até mesmo a impressão de que uma copiava a outra. 

E quando se conhecia o dia a dia da organização se tornava possível perceber que nada daquilo era aplicado na prática. Porém, muitas vezes, se tornavam nítidos outros propósitos tão ou mais válidos do que os declarados, ou seja, aqueles que estavam embutidos na história da empresa.

Por isso, o storytelling da marca, a narração da trajetória da organização, faz com que a sua essência seja encontrada e que os seus reais propósitos e valores sejam levados aos consumidores. Um exemplo disso, diz respeito às políticas da empresa em relação a sustentabilidade ambiental, que tem sido um fator determinante para público decidir se consumirá ou não uma marca.

De nada adianta ela afirmar categoricamente que é uma empresa sustentável, se na sua história há registros de ações não corrigidas de consumo indevido dos recursos do planeta. Por outro lado, se a sua trajetória conta a história de melhorias de processos para que esses recursos naturais sejam preservados, por exemplo, por meio do uso de escritórios compartilhados, a verdade sobre o seu posicionamento pró sustentabilidade é, de fato, constatado.

5. Humaniza a imagem da marca

Uma marca é construída por pessoas, suas ideias e suas ações. O storytelling da marca é capaz de mostrar a participação das pessoas nessa construção, e assim, humanizar a imagem da marca, trazendo-a para mais perto do consumidor e facilitando a criação de um relacionamento. O cliente para a ver a relação com a empresa como sendo de pessoa para pessoa.

storytelling da marca

6. Cria laços com as pessoas

A consequência de tudo isso está futuro do trabalho, que traz consigo diversas oportunidades de criação de novas histórias capazes de fortalecer a imagem de uma marca e criar laços entre elas e as pessoas. 

Um exemplo disso está na possibilidade de socializar com os colegas de coworking que fazem parte de outras instituições e, por meio desse contato, criar novos produtos e serviços inovadores, graças a formação de parcerias que poderiam jamais acontecer, se cada colaborador estivesse trabalhando dentro das instalações da sua própria empresa.

Por isso, um grande oportunidade de mudar a história da sua empresa é entendendo o que é coworking  e assim começar, desde já, a ingressar no futuro do trabalho e ter uma trajetória de sucessos para contar.

E se você acredita que esse conceito de trabalho remoto só é aplicável a freelancers, é bom lembrar que expor os seus colaboradores a eventos em coworking e a convivência com outros profissionais com potencial de autogestão é uma ótima maneira de aperfeiçoar as skills da sua equipe.

E se você curtiu saber um pouco mais sobre a relevância do storytelling para no desenvolvimento de uma marca, saiba um pouco mais como isso afeta também futuro do trabalho em 2019!

Silvia Seco é publicitária, especializada em gestão de marketing digital e produção de conteúdo. Uma verdadeira apaixonada por criação, design, inovação, tecnologia e histórias bem contadas.

Facebook Comments
Previous
6 ideias práticas para ter sucesso no futuro do trabalho