negócio-coworking

Meu negócio ainda está começando, como um coworking pode me ajudar?

coworking

Antes mesmo de começar a ler o post, precisamos alinhar aqui que não vamos te ajudar a montar seu próprio negócio. Digamos que esse já é o próximo passo após já ter estruturado minimamente o seu empreendimento. Aqui, estou para te mostrar quais vantagens você tem se já se integra à um coworking logo no início da sua jornada. Com isso você terá economia, inspiração e networking, fazendo com que suas chances de sucesso no seu negócio aumentem. E aí, vamos juntos?

 

coworking-feliz

 

A primeira facilidade é a economia que se tem, principalmente se formos analisar quanto à espaço e estrutura. Você não vai precisar gastar seu precioso tempo em busca de uma sala para alugar, nem mesas, cadeiras, ar condicionado, etc., para comprar. Sabe as despesas básicas de limpeza, água, luz, internet e coisas básicas do dia a dia que acabam surgindo sempre? Então, já elimina essas preocupações também! Imagina não ter que dispor do seu tempo e, melhor, não ter que desembolsar uma grana com tudo isso? É só você ter seu notebook, uma boa ideia e muita disposição para começar!

 

A vantagem de se estar em um coworking para quem está com um negócio em construção ou dando os primeiros passos é a oportunidade de sair de casa. Ficar na sua bolha e não poder discutir suas ideias e objetivos com as pessoas te torna menos criativo e pode te impedir de alavancar seu negócio, ter um espaço onde se pode trocar informações é crucial para quem está começando.

 

Mas se você é um freela que se adequa muito mais ao mundo “nômade digital”, que gosta de fazer suas tarefas viajando por aí, também pode usar os coworkings e de forma itinerante também. Assim como é legal conseguir conciliar suas viagens e o seu trabalho, também é muito proveitoso poder conhecer os espaços colaborativos espalhados por aí. Os coworkings são para os que procuram um escritório fixo, mas também para quem está de passagem, mas não quer deixar de curtir a essência compartilhada de cada lugar.

 

coworking-amigo

 

Evite a parte chata que é ter que se preocupar com telefone, anotar recados ou recrutar secretária, que são aspectos que geram um certo gasto mas também é necessário dispor de um tempo para cuidar. E falando em parte chata, algo importante nos espaços de coworking é em relação ao endereço comercial e fiscal, que também ajuda a eliminar dores de cabeça.

 

Aprender com o outro é fundamental para crescer e se desenvolver, e disso já não temos dúvidas. Então, nada melhor do que ter a chance de ouvir aquele conselho da “empresa mais velha” que passou pelos mesmos desafios que você e poder pular etapas. E o melhor, poder no futuro, quem sabe, repassar essa mesma experiência para o outro. Pois o legal do ambiente é esse ciclo infinito de aprendizagem e troca. É esse clima que faz a essência dos espaços que tanto se espalham por aí.

 

Outro ponto importantíssimo, que não nos cansamos de falar por aqui, é em relação ao networking e trocas incríveis de experiências, onde se tem oportunidades de novos negócios o tempo todo. O ambiente de coworking em si já estimula o relacionamento entre as pessoas, a bandeira que se levanta é o compartilhamento, sempre. É importante que se escolha o lugar que tem mais a ver com sua ideia ou negócio para que consiga alavancar em um curto espaço de tempo.

 

Não deixe de aproveitar também os os eventos que acontecem nos coworkings para conhecer pessoas novas, conseguir novos jobs e, quem sabe, formar sua equipe. É comum que os espaços façam happy hour para integrar as pessoas, mas em muitos lugares tem o espaço para eventos externos que você pode participar, assim você se aproxima das pessoas que ali já trabalham, mas também amplia sua rede de contatos, conhecendo pessoas de fora, que podem ter muito à oferecer (e o contrário também, por que não?).

 

Coworking_evento

 

E uma dica aos tímidos, antes de fazer tudo isso é importante que você treine sua comunicação, simpatia e cara de pau, mas não deixe de frequentar. Posso falar por mim, que muitos desses eventos que fui sozinha consegui sempre aprender algo novo, ter uma experiência diferente e fazer algum contato importante. Ah, e importante, quando menciono “contatos importantes” não é para você correr atrás de pessoas por puro interesse, de forma alguma! É mesmo um conselho para você se abrir, assim as boas oportunidade sempre chegam correndo até você!

 

Vai, se arrisca! Depois me conta como foi!

 

Até a próxima! 🙂

 

Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

 

Facebook Comments
Previous
Espaços colaborativos, qual a importância?
Next
Democráticos, os coworkings também são para PME!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *