futuro do trabalho

Futuro: 5 tendências para os espaços de trabalho em 2021

EmpresasFuturo do Trabalho

O futuro do trabalho na empresas evidenciará, cada vez mais, o trabalho remoto que será, definitivamente, a bola da vez no próximo ano. Seguido dele, veremos a ascensão de questões como os horários flexíveis, a  diversidade e igualdade de gênero, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e o sentimento de propósito

O futuro do trabalho está aí! Estamos caminhando para o fim de 2020, um ano que foi marcado pela pandemia da Covid-19. A partir desse cenário, as empresas e os profissionais precisaram se reinventar.

Entre as diversas transformações, o espaço de trabalho ganhou destaque com o ascendência do trabalho remoto e de todas as suas possibilidades, em especial o home office.

Sobre o que está por vir, temos uma certeza: o mundo continuará mudando e é essencial ficar atento às novidades. Por isso, neste texto, mostramos 10 tendências para os espaços de trabalho em 2021.

O objetivo é entregar percepções e ideias que te ajudarão a redefinir o espaço de trabalho, criando uma cultura mais flexível e colaborativa, adaptada às necessidades e demandas do mundo moderno. Confira!

1. O trabalho remoto será, definitivamente, a bola da vez 

É bem provável que você está vivendo as maiores experiências de trabalho remoto em sua vida em 2020. Além do avanço das tecnologias, a crise da Covid-19, que provocou um isolamento social, abriu caminho para uma expansão do trabalho a distância sem precedentes na história.

Muitas empresas, que antes sequer imaginavam que sua força de trabalho atuasse longe do escritório convencional, perceberam que executar as tarefas a distância é bastante eficaz. Além disso, aparentemente, muitos colaboradores amaram a liberdade atrelada ao trabalho remoto.

Também temos de lembrar que esse formato de trabalho permite que o colaborador tenha mais equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. 

Diante de todos esses fatos, é preciso afirmar que a maioria dos trabalhadores quer mais liberdade e flexibilidade. Por isso, o trabalho remoto é, definitivamente, a bola da vez para 2021 — e a diversidade de espaços de trabalho, portanto, terá cada vez mais vez e voz.

2. As pessoas terão cada vez mais gosto pelos horários flexíveis 

É fato que o horário-padrão de 9h às 18h causa arrepios em muita gente. Se você é uma dessas pessoas, talvez fique feliz com o fato de que isso será, cada vez mais, uma coisa do passado. 

Atualmente, muitas empresas podem operar de forma remota. Dessa forma, com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar — modelo que é conhecido como anywhere office —, as pessoas terão cada vez mais gosto pelos horários flexíveis. 

Trabalhando de maneira flexível, é possível, por exemplo, consultar um médico ou ir à academia no meio da tarde. O horário já não importa tanto, desde que as tarefas sejam cumpridas e os resultados, entregues. 

No Brasil, o cenário flexível ainda é incipiente, mas já temos empresas que nasceram e seguem totalmente remotas. O BeerOrCoffee, por exemplo, foi fundado em 2015 e é remoto desde a sua entrada no mercado.

Em outros lugares do mundo, como no Reino Unido, já vemos sindicatos defendendo uma jornada de trabalho com uma semana de 4 dias. Já no Japão, uma iniciativa chamada “Shining Monday” mostra o governo permitindo que os funcionários folguem nas manhãs de segunda-feira.

Por essas e outras questões, o horário flexível será cada vez mais escolhido e visto nos ambientes de trabalho em 2021. Concorda?

3. A ênfase do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal aumentará 

Os workaholics são aquelas pessoas viciadas em trabalho. Muitas vezes, eles são assim porque gostam. No entanto, em outros casos, a pressão para atingir os resultados é tão grande que os profissionais são impelidos a trabalhar sem hora para começar ou terminar a jornada, o que pode causar danos na saúde e no relacionamento com a família e os amigos. 

Nos dias atuais, no entanto, os candidatos a um trabalho dão e darão cada vez mais valor e ênfase no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso, inclusive, invariavelmente, influencia suas decisões no momento de escolher uma organização.

Por parte das empresas, vale lembrar que há um esforço no sentido de enxergar a necessidade de manter seus funcionários felizes. Com isso, eles serão mais produtivos e as organizações aumentarão suas chances de prosperar no mercado.

Se não bastasse isso, as companhias que privilegiam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ainda aumentarão as chances de atrair os melhores talentos, o que eleva as taxas de retenção.

Ao que tudo indica, é um caminho sem volta para empresas e profissionais e, em 2021, certamente veremos espaços de trabalho cada vez mais otimizados para privilegiar o bem-estar dos funcionários. 

futuro do trabalho
Em 2021, veremos espaços de trabalho cada vez mais otimizados para privilegiar o bem-estar dos funcionários

4. Haverá mais diversidade e igualdade de gênero nos ambientes

A diversidade e a igualdade de gênero não são tópicos novos no contexto das organizações, mas infelizmente ainda temos visto muito preconceito em torno desses assuntos. Ainda falta um bom caminho para chegar lá, mas estamos avançando contra a discriminação e a intolerância e a favor de um mundo mais plural e diverso.

Diante de todas as mudanças e transformações que estamos vendo no mercado e nas empresas, a igualdade de gênero está ganhando ainda mais força nas organizações de todo mundo.

O mesmo movimento vem sendo observado, por exemplo, em relação às pessoas negras e à comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, e mais), que, felizmente, estão começando a ser mais vistas por seus comportamentos, valores, habilidades e competências e não por suas cores de pele ou orientações sexuais.

Em 2021, certamente, essas questões ganharão mais vez e voz nos ambientes de trabalho.

5. No futuro do trabalho, o propósito terá mais presença nos ambientes

Muitas mudanças estão acontecendo no mundo dos negócios e essas transformações acontecem de maneira rápida. Com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, as empresas precisam mudar os posicionamentos tradicionais, como o foco somente em vendas e lucros.

É notório que hoje em dia as pessoas buscam empresas que, mais do que passar uma imagem bonita, se preocupam com o bem-estar dos funcionários, da sociedade como e do meio ambiente.

Mais do que nunca, os profissionais e os candidatos a vagas de empregos querem empresas que estão demonstrando e provando um desejo genuíno de defender valores e priorizar a responsabilidade social.

Portanto, não será nenhuma surpresa que veremos muitas companhias criando objetivos sociais por meio de serviços comunitários em 2021. 

O que achou dessas 5 tendências para o futuro do trabalho e os espaços de trabalho em 2021? Você e sua empresa estão alinhados com essas ideias que, certamente, estarão mais presentes em nossas vidas no próximo ano? Deixe sua opinião nos comentários!


Renato Ribeiro é Head de Marketing de Conteúdo no BeerOrCoffee

Facebook Comments
  • Share on:
Previous
Como cuidar da ansiedade e fazer as coisas em momentos de incerteza