reuniões produtivas

Freelancer: preciso de um lugar para reunião, e agora?

coworkingCoworking Profissões

A decisão por seguir a carreira profissional como autônomo, ou mesmo conciliar o trabalho fixo com os freelancers é sempre difícil. Isto porque é necessário abrir mão de algo. Seja tempo, estabilidade, ou mesmo espaço físico. Se você se identifica com esta situação, provavelmente já viveu a experiência de precisar se reunir com um cliente, fornecedor ou mesmo prospect, e não ter um lugar para reunião.

Vamos falar sobre isso?

Lugar x produtividade

Você já parou para pensar que o lugar onde a reunião acontece pode impactar diretamente na produtividade e nos resultados? Vamos pensar: um ambiente tranquilo, estruturado, harmônico te passa qual sensação? Em contrapartida, um lugar para reunião com muitos ruídos, sem estrutura física, internet instável, sujo, qual sentimento transmite?

Independente se o trabalho é braçal ou intelectual, o fato é que o espaço físico influencia diretamente no rendimento da equipe. Sendo assim, ao propor uma reunião pense com cautela no perfil das pessoas. Nos objetivos do encontro. E, principalmente, no quanto os envolvidos precisam se dedicar ao momento. Um encontro que dure o dia inteiro, por exemplo, requer ainda mais atenção. Você precisa estar preparado.

lugar para reunião

O que espaço físico diz sobre o mentor da reunião?

Já ficou claro que o espaço onde uma reunião acontece pode impactar diretamente no rendimento individual e coletivo do grupo. Pois bem, considerando este fato, é preciso ressaltar que se o lugar diz muito dos resultados. O mesmo acontece em relação aos envolvidos.

Se você chega em um encontro e o ambiente está preparado para receber os clientes ou convidados, naturalmente às boas impressões e possibilidades se expandem. Ou seja, o olhar do participante muda em relação ao organizador. Afinal houve uma clara demonstração do quão importante aquele momento é para ele.

Se por outro lado, ao chegar para uma reunião, o responsável atrasa. O espaço não tem sequer lugares suficientes para todos. E, ainda, não foi preparado. A visão que os participantes terão sobre quem convocou a reunião muda. O ambiente pode passar diversas conotações: falta de interesse, falta de planejamento e até mesmo falta de preparo.

Então sempre pense na imagem que você deseja passar em todos os detalhes. Das palavras que escolher usar durante a reunião ao espaço escolhido para o encontro.

Vantagens de um lugar para reunião bem estruturado

Estrutura completa, local com a cara do negócio, claridade, lugar arejado, ambiente que inspira…

Só de ler essas características já dá vontade de se reunir para um brainstorm em equipe. Ou para apresentar um projeto. Ou também para alinhar tendências com um novo cliente. Concorda? E essas são umas das vantagens em ter um lugar para reunião que inspire.

Você pode estar pensando: não tenho dinheiro para proporcionar isso aos meus clientes, colaboradores e parceiros. Já temos a solução! Os escritórios compartilhados oferecerem toda a estrutura que mencionamos para inspirar, impressionar e possibilitar a fluidez de uma reunião. Além disso, ele também  garante a possibilidade de alugar uma sala ou um espaço por tempos curtos.

Já existem coworkings em diversos pontos da cidade. Ou seja, você consegue encontrar um lugar central, que atenda as necessidades de locomoção dos participantes. Também garante internet, infraestrutura e o principal: uma boa impressão.

lugar para reunião

Além de reuniões

Além da locação da sala de reuniões e encontros pontuais, reforçamos que os coworkings também podem ser utilizados como estação de trabalho por períodos mais longos. Seja por um dia, alguns dias da semana ou meses. Os espaços são super flexíveis e adaptáveis para as suas necessidades.

É importante fazer essa ressalva, pois muitas vezes os profissionais autônomos e freelancers dividem suas rotinas corridas. Seja entre reuniões, visitas ao cliente, desenvolvimento de demandas e um prazo apertado daqui e dali. Muitas vezes não dá tempo de deslocar do escritório para casa para se organizar.

E mais que isto, é comum esquecerem de terem um lugar fixo dedicado ao trabalho. O home office é muito adotado, porém nem sempre é a melhor opção. Se você se encontra em situação parecida é válido visitar um escritório compartilhado, conhecer a estrutura, entender valores e investimentos para que assim possa analisar as possibilidades que lhe convir.

É sempre bom conhecer novas possibilidades e expandir os horizontes. Já ouviu a expressão “pensar fora da caixa”? A hora é essa!

Até a próxima! 🙂

Facebook Comments
Previous
Coworking para professores!
Next
Organização: a palavra mágica para empreender bem!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *