economia durante o mês

7 dicas para ter mais economia durante o mês na empresa

Empresas

Que atire a primeira pedra o empresário que não deseja saber como ter economia durante o mês na empresa! Afinal, as despesas para manter uma organização aberta são muitas e parecem que só aumentam, não é mesmo?

Tendo consciência desse cenário e buscando uma forma de auxiliar você a ser mais econômico, criamos uma lista com 7 dicas que podem ajudar a sua empresa a diminuir os gastos. Está interessado em saber quais são elas? Então é só continuar lendo. Vamos lá?

1. Descubra onde economizar

O primeiro passo para conseguir fazer economia durante o mês é saber onde é possível gastar menos. Parece difícil? Pode até não ser uma das tarefas mais fáceis, mas nada impossível de ser realizado, desde que se tenha dedicação para identificar os gastos desnecessários.

Se você faz um bom controle dos processos e pratica bem o fluxo de caixa, deve ter mapeadas todas as suas receitas e despesas, concorda? Então basta verificar as que são muito elevadas e pensar em alternativas para cortá-las.

economia durante o mês

2. Aposte nos planos de telefonia empresariais

Você tem uma rede de colaboradores que trabalha em diferentes localidades e precisa muito se comunicar entre eles e com clientes? Se for pagar as ligações telefônicas de todos os seus funcionários que utilizam os celulares pessoais no trabalho, por exemplo, o prejuízo pode ser grande!

É por isso que apostar nos planos de telefonia empresariais é a melhor alternativa para quem deseja fazer economia durante o mês. Esses pacotes oferecidos pelas operadoras têm diversas vantagens, como a não cobrança de ligações entre os números de um mesmo grupo.

3. Tenha um plano de internet adequado

Além da telefonia, também é interessante que você tem um plano de internet satisfatório e que funcione não apenas na sede da empresa, mas também em locais de passagem, como no carro, no ônibus, no trem etc.

Isso é essencial para que se possa comunicar por aplicativos de VoiP, como o Skype e o WhatsApp, sem que seja preciso pagar para isso. É uma boa dica, concorda? Muitas vezes vale mais a pena ter um bom plano de internet do que um plano de telefonia com muitos minutos para falar por ligações tradicionais.

4. Utilize softwares de gestão

A tecnologia está aí para servir como aliada dos gestores das empresas. Por conta disso, utilizar um software de gestão é a chave do sucesso para ter tudo organizado e em ordem na sua empresa.

Esses programas têm funções diversas, como o fluxo de caixa, o controle de estoque etc. Todas essas atividades, quando automatizadas, não ficam reféns de possíveis erros humanos, que acontecem com bastante frequência.

Isso evita o retrabalho, que pode ser muito custoso para as empresas! Além do mais, os colaboradores ficarão mais livres para o desenvolvimento de mais atividades estratégicas e menos tarefas operacionais.

5. Economize em energia elétrica

economia durante o mês

O uso incontrolado da energia elétrica é outro vilão para muitas companhias. Por isso, também é recomendado que se busquem meios de diminuir essa despesa. Como fazer isso? Existem diversas maneiras!

Abra bem as janelas e aproveite ao máximo a energia solar nos dias de Sol. Também desenvolva o hábito de apagar as luzes sempre que sair de uma peça e não tiver ninguém no local.

Outra boa prática é não deixar equipamentos em stand-by, os tirando da tomada quando forem desligados. Também evite o uso do ar-condicionado todos os dias! Deixe apenas para quando realmente for muito frio ou muito calor, abrindo as janelas para que a temperatura se mantenha agradável.

6. Tenha cuidados na hora do cafezinho

É na hora do cafezinho que surgem as grandes ideias, concorda? Por isso, cortar o café está fora de cogitação, mas você pode ter sim o cuidado de não usar copos descartáveis. Além de custarem dinheiro para a empresa, eles também são muito prejudiciais para o meio ambiente.

Nossa dica é que todos os colaboradores da empresa levem uma caneca para beber café, chá ou a bebida de sua preferência. A própria empresa pode realizar um investimento e fazer recipientes personalizados para os colaboradores.

A ideia é que se use uma caneca de porcelana, que seja lavada e guardada para uso posterior. Os copinhos plásticos devem continuar sendo comprados apenas para oferecer um cafezinho para os clientes, quando eles visitarem a empresa.

6. Observe o seu regime de tributação

Você sabe se a sua empresa está no Lucro Presumido, no Lucro Real ou no Simples Nacional? Caso a tributação não seja correta, você pode estar pagando mais impostos do que realmente necessita.

É uma boa prática buscar mais informações sobre isso junto ao seu contador e, sempre que possível, migrar para o Simples Nacional, que cobra menos impostos e eles ainda podem ser quitados por meio de uma única guia.

Para quem tem um faturamento inferior a R$ 80 mil, é recomendado ser um Microempreendedor Individual (MEI). Mesmo nessa modalidade é permitido contratar até dois funcionários e pagar apenas uma guia mensal de baixo custo, em vez de altos impostos.

7. Adote o uso de coworkings

BHZ Coworking, em Belo Horizonte/MG

Ter uma sede física pode não ser mais tão vantajoso para uma empresa, principalmente pelo fato de as equipes remotas já serem uma realidade. Não é difícil de encontrar empresas que têm filiais em várias cidades ou colaboradores que atuam em regime home office em diferentes municípios.

Os coworkings são ideais para esse tipo de companhia com estrutura descentralizada. Isso porque não se têm gastos fixos, com energia, telefone, internet, aluguel, entre outras. Tudo é compartilhado entre todos os frequentadores do local! Outra vantagem são as salas privativas, com muitos recursos para reuniões online ou presenciais.

Nos escritórios compartilhados também se economiza com funcionários! Esses locais, em sua maioria, oferecem serviços de secretaria. Há recepcionistas que atendem ligações telefônicas, anotam recados, recebem encomendas, dão informações para clientes etc.

Gostou das nossas dicas para ter mais economia durante o mês na sua empresa? Então coloque tudo em prática o mais breve possível!

E que tal começar conhecendo mais sobre os coworkings? Aprenda mais sobre eles agora mesmo, com um material superinteressante desenvolvido pelo BeerOrCoffee.

Facebook Comments
Previous
Pesquisa de Harvard: trabalhar de outros lugares é melhor do que fazer home office