coworking-pme

Democráticos, os coworkings também são para PME!

coworking

É sério que você pensa que os coworkings são pontos de partida apenas para quem está começando? Não! Eles são para todos, inclusive para as pequenas e médias empresas! É importante que essas estejam abertas para se inserirem nesse mundo e atentas ao que acontecem ao redor para não deixar de aproveitar as conexões! Fica aqui comigo que tem um tanto de vantagem para esse perfil!

 

eventos-coworking

 

Conhecendo novas pessoas e profissionais

 

Falamos sempre da questão de networking para profissionais autônomos, mas esse ponto não deixa de ser importante também para empresas. Assim como as pessoas podem precisar do seu serviço ou produto, você também pode precisar da mão de obra ou conhecimento de algum integrante do coworking no qual a empresa está instalada.

 

Por isso é importante a integração da sua equipe com os outros profissionais e empreendedores que ali trabalham. É preciso estar disposto a viver as experiências de cabeça e de se estar em um ambiente inspirador e cheio de oportunidades.

 

Pode ser uma espécie de filial da sua empresa

 

Muitas empresas se encontram em crescimento acelerado e precisam aumentar a equipe para fora da cidade de origem e criam filiais. Sendo uma equipe reduzindo ou um city manager, nem sempre compensa correr atrás de um escritório, preparar toda a mobília e preocupar com todos os detalhes que um escritório precisa. É muito mais prático achar um local já estruturado e, ainda, com possíveis clientes já instalados nele. Não é uma boa ideia?

 

A equipe ou pessoa instalada no coworking escolhido nem vai sentir falta de estar dentro de uma grande empresa, já que terá pessoas com quem conversar, ter ideias e produzir junto. E ainda com um motivo a mais para se estimular, já que ambientes como esses costumam ser completamente inspiradores.

 

Economia de custos

 

A economia aqui vale tanto para as empresas que estão usando o coworking como sede ou então para uma filial. Em ambos os casos a economia de tempo e dinheiro acontecem, já que um coworking vem acompanhado da praticidade.

 

A equação fica muito mais atrativa quando a equipe aumenta, ao ponto de sair da cidade e precisar de um novo escritório, e os gastos com o espaço ficam pela metade, concorda? E com o valor economizado na compra móveis ou reforma de um espaço, a empresa pode investir em treinamentos, na equipe ou até em uma confraternização de toda a equipe! 😉

 

Esses custos também serão economizados no longo prazo, quando não tiverem que se preocupar com gastos simples, já que o valor pago mensalmente cobre todas as despesas necessárias e o coworking cuida dos detalhes para que a empresa possa se concentrar no que realmente interessa, no business.

 

Produtividade a flor da pele

 

Já não é segredo pra ninguém que o ambiente de trabalho influencia, e muito, na produtividade das pessoas. Um funcionário produtivo eleva sua capacidade em focar no seu trabalho e aumenta a sua entrega, melhora sua criatividade e eficiência, dentre outros aspectos. Para isso é importante que o ambiente seja agradável, bem iluminado, mas principalmente leve! E você já sabe onde quero chegar, não é?

 

Isso mesmo! Você quer mesmo continuar procurando por aí um ambiente mais agradável e acolhedor do que um coworking? Um espaço que vai além da estrutura física bem decorada, mas onde se tem uma concentração de pessoas e empresas que trabalham e desenvolvem suas ideias e buscam, de forma colaborativa, o crescimento.

 

sala-reunião

 

O que importa mesmo, sendo você um autônomo ou dono de uma pequena ou média empresa, é que entenda sobre a essência desses espaços e caia de cabeça nas oportunidades que eles oferecem. Se você tem afinidade com esse mundo de compartilhamento, incentiva o coletivo e enxerga o mundo de forma sustentável, você será bem vindo em qualquer coworking!

 

Caso eu não tenha conseguido te convencer que esse universo é adequado para você e sua empresa, eu insisto mais um pouco e te convido a fazer uma visita em qualquer coworking perto de você! Aqui você encontra espaços de coworking que ficam bem perto de você e com a cara da sua empresa!

 

Boa sorte na busca e me conta depois o que achou, combinado?

 

Até a próxima! 🙂
Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

Facebook Comments
Previous
Meu negócio ainda está começando, como um coworking pode me ajudar?
Next
Networking em coworking, como fazer?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *