coworking-como-futuro-do-trabalho

Coworking como futuro do trabalho, será?

coworking

Falamos aqui sobre o que é um coworking , sua essência e como ele funciona na prática. No post anterior fizemos até uma comparação rápida entre esse espaço de trabalho, que tem conquistado cada vez mais pessoas, com os espaços convencionais, se lembra? Mas será mesmo que os lugares compartilhados se tornarão o futuro no que diz respeito à escritório empresarial?

 

Vamos entender!

 

Quem procura um coworking não está em busca apenas de um local para trabalho, pois se ele entende minimamente sobre seus conceitos e essência do termo ou já foi em um, ele já se encantou pela atmosfera do lugar, e certamente tem noção do coletivo, além de conseguir enxergar o mundo de forma compartilhada e sustentável. Afinal, esse modelo permite compartilhamento de espaço, ideias e recursos. Não é mesmo?

 

Pode ser que você esteja pensando que o perfil das pessoas que ocupam espaços com esses são bem definidos, como o de pequenas empresas, com produto ou serviço semi estruturado e equipe quase completa. Se eu acertei, é bom que continue lendo. Caso eu tenha errado, melhor ainda, mas continua aqui que podemos aprender um com o outro, tá legal?

 

Esse perfil que citei aí em cima está certo! Pequenas empresas ocupam sim espaços compartilhados, mas não são só elas. Além das empresas, pessoas que comumente trabalham em home office gostam de se relacionar e preferem largar o isolamento e conversas online para o ambiente mais interativo. Os profissionais que por algum motivo estão trabalhando fora de suas cidades, seja para uma reunião com cliente ou conferência, preferem os coworkings para continuarem suas rotinas de trabalho ao invés do quarto de hotel.

 

Além das pessoas já vinculadas à alguma empresa, seja ela instalada em um coworking ou o funcionário trabalhando para ela dentro do espaço, ainda tem aqueles profissionais que buscam esse estilo de vida por serem autônomos ou freelancers. Dentro dos espaços compartilhados é possível aprender mais sobre algumas habilidades, conseguir um sócio ou job perfeito e ter fontes de inspirações. Além disso, a autonomia e independência que se mantém nesses espaços, faz com que seu quarto seja apenas seu cantinho de descanso e não mais um escritório improvisado que às vezes falta internet.

 

Um recurso escasso que temos hoje, sendo empregados ou autônomos, é o tempo, e o coworking ajuda na economia dele também! Grande parte de gasto de tempo – e dinheiro – de uma empresa é em relação aos custos de telefone, água, luz, limpeza dentre outros. Trocando o escritório convencional por um espaço compartilhado você economiza tempo e dinheiro, dividindo essas despesas ou até mesmo não pensando nelas. E você quer recurso mais valioso para uma empresa moderna crescer com mais facilidade do que o tempo?

 

coworking-futuro

 

Ah! Preciso lembrar aqui, que quando falamos em “futuro do trabalho” não é pensando em erradicar tudo o que já existe até então, calma, as coisas não funcionam dessa maneira. Antes de jogar tudo para o ar e decidir mudar de vida é preciso entender os dois lados da moeda e é exatamente por isso que estamos aqui, para ajudar a esclarecer tudo!

 

Cada tipo de pessoa necessidade de espaços e rotinas diferentes, acontece que até a década passada as pessoas não conheciam outro modelo de trabalho. Todas estavam acostumadas à hábitos não flexíveis, pouca interatividade com os colegas – isso mesmo dentro de uma empresa com centenas de funcionários -, espaços convencionais de trabalho e assim vai. Hoje temos a possibilidade e oportunidade de experimentar o novo, trocar ideias e também os locais de trabalho!

 

Se você acha que seu perfil é mais a vontade, gosta de trabalhar ao lado da natureza e prefere tomar uma cerveja no intervalo de uma reunião à outra ao invés de um café, você pode! Basta que encontre o lugar ideal para isso.

 

Se você é uma pessoas que viaja muito, mas não gosta de deixar de ter um espaço para trabalhar, seja para se concentrar ou conhecer pessoas novas, você também tem a oportunidade de encontrar seus lugares ideias e, o melhor, com oportunidade de conhecer empreendedores diferentes à cada local escolhido.

 

Se você ainda está começando o seu projeto, é hora de aprender com as pessoas que sabem e elas podem estar em um coworking. E digo o mesmo para as empresas que já estão um passo a frente, vocês têm muito à ensinar e a aprender compartilhando espaço e conhecimento.

 

Mas se você não está muito ligado à tais liberdades e não se importa muito com troca de experiências e senso de coletividade, também tem espaço para você nos ambientes mais convencionais. Não tem o menor problema!

 

O que quero dizer com tudo isso? Que sendo ou não o escritório do futuro e você o profissional que vai acompanhar toda essa mudança, é importante que se conheça e saiba o que quer, assim você poderá escolher seu lugar ideal. Só assim você poderá ocupar um espaço ou a maneira que escolheu trabalhar!

 

coworking-relax

 

Está curtindo entender melhor sobre esse novo mundo? Então não deixe de acompanhar a gente por aqui

 

Até a próxima! 🙂

Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

Facebook Comments
Previous
Coworking, o que é ?
Next
Como me portar em um coworking?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *