Marketing Pessoal

Coworking como estratégia de Marketing Pessoal

Coworking Profissões

Já parou para pensar nas vantagens que trabalhar em um coworking tem para você? E sobre marketing pessoal? E usar o coworking como marketing pessoal? É completamente possível! Quer ver?

Empreender é uma das coisas mais desafiadoras e ao mesmo tempo gratificante que uma carreira profissional pode proporcionar. Investir num sonho, aumentar a lucratividade, identificar crescimento na produtividade são situações que fazem qualquer empreendedor acreditar que tem condições de seguir em frente. E se esta caminhada parece difícil, devemos afirmar que de fato ela é, mas se você decide persistir e contar com as possibilidades que os escritórios colaborativos oferecem, tudo pode ficar mais leve.

Quando um empreendedor opta por se tornar um coworker, essa decisão diz muito sobre ele. Fazer parte de um coworking é sinônimo de inovação, modernidade, proatividade, quebra de barreiras culturais, onde você deixa de ocupar o lugar de funcionário e passa a ser responsável pelo seu próprio sonho. O fato de aderir a esses espaços já faz com que uma estratégia de marketing pessoal comece a ser estabelecida. Simples assim? Nem tanto, mas acredite, o primeiro passo foi dado.

Ser autônomo, membro de um coworking, faz parte do novo perfil de profissional se apresentando para o mercado. Muitos clientes, parceiros ou mesmo amigos não vão entender exatamente do que se trata sua nova empreitada. Mas antes mesmo de qualquer explicação uma coisa é certa, seu perfil empreendedor estará associado ao futuro, a novas tendências, a criatividade. Esta é uma associação extremamente positiva para o marketing pessoal de um profissional liberal.  

Marketing pessoal, do que mesmo estamos falando?

O marketing pessoal, como o próprio nome diz, é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. Muitos acreditam que o marketing é importante apenas para pessoas públicas, que são facilmente reconhecidas pelo público, etc. É aí que os empreendedores se enganam, e cometem erros consideráveis.

Se você vende algum produto ou serviço, ou mesmo representa alguma marca, seu marketing pessoal precisa ser o melhor dentro daquele segmento. O que você faz ou deixa de fazer, pode não atingir um grande público, mas certamente chegará às pessoas estratégicas para sua área de atuação. E nesse momento você poderá se beneficiar ou se prejudicar com suas escolhas e tomadas de decisões.

Dentro dos escritórios compartilhados você pode viver a experiência de estar imerso dentro de uma pequena amostra do mercado de trabalho. Afinal estará trabalhando diante dos olhos de outros profissionais que podem ser essenciais na construção da sua imagem, ou melhor, do seu marketing pessoal.

O coworking

Ser um coworker é um ponto positivo para quem quer ser reconhecido pelo perfil inovador e empreendedor. Entretanto está longe de ser o suficiente. Fazer parte de um coworking pode ser extremamente produtivo, porém cada indivíduo viverá experiências diferentes. Portanto, cabe a cada um extrair de cada situação o que ela tem de melhor.

Trabalhar com outros profissionais que não estão em busca dos mesmos objetivos e resultados que você pode ser uma oportunidade de identificar no outro aquilo que lhe pode ser complementar. Assim como buscar feedbacks dos colegas coworkers pode agregar valor à sua evolução enquanto profissional. O que você ouvir deles não terá relação com a empresa, e ele sequer terá interesse em fazer associações nesse sentido. Contudo a convivência diária dá condições para que tenham percepções valiosas sobre você.

Viver a experiência de um coworking é abrir a mente à novas possibilidades. O home office limita suas tarefas às entregas, é um trabalho mais solitário, que, no máximo, viabiliza reuniões ou brainstorm online. Porém, se propor a desenvolver estas mesmas tarefas dentro de um escritório compartilhado é ter a oportunidade de ampliar seus horizontes. Imagina só, uma simples demanda poder ser inspirada por diversas visões diferenciadas! E mais, dentro desses espaços seu produto, serviço, ou mesmo sua pessoa estará numa espécie de vitrine para o mercado. Ou seja, um marketing estará sendo feito, direta ou indiretamente.

Como otimizar seu marketing dentro do coworking

Se você se interessou por essa possibilidade de potencializar seu marketing pessoal dentro das salas e escritórios compartilhados, temos algumas dicas para tornar esta realidade ainda mais positiva. Veja:

Seja participativo

Ao se tornar membro de um coworking faça ser percebido, positivamente, claro. Para isso, apresente-se aos demais coworkers, faça-os conhecer suas expertises e, principalmente, coloque-as à disposição para colaborar com os demais. Chame seu colega para um café, participe dos eventos! Com isso, você nunca deixará de ser lembrado!

Grupos de estudos e debates

Mais do que participar dos eventos oferecidos no local, proponha e participe de grupos de estudos, ou mesmo debates por áreas de interesse. Áreas afins ou não podem se ajudar e construir trabalhos e projetos cada vez mais consistentes. Já que estão todos compartilhando o mesmo espaço, reservar um tempinho para aprender coisas novas são soluções produtivas e agregadoras.

Clientes

Uma boa forma do coworking impactar diretamente no seu marketing pessoal é trazer seus clientes para dentro do coworking. Seja para uma visita. Ou para participar de um grupo de estudos. Ou até mesmo para oferecer um treinamento. O que importa é fazer com que eles conheçam o ambiente em que você trabalha e, consequentemente, perceber o quanto você está imerso e dedicado em aprender e inovar cada vez mais. Isso irá fortalecer o relacionamento e também o seu posicionamento.

 

Gostou das dicas? Essas são apenas algumas opções, ao se tornar um coworker você certamente descobrirá outras formas de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Até a próxima! 🙂

Facebook Comments
Previous
Coworking como benefício para arquitetos
Next
Coworking: uma solução para os jornalistas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *