7 dicas práticas: Como montar um coworking e ter sucesso na empreitada

coworkingEmpresas
master1305 / Freepik

Existem escritórios flexíveis em residências comuns que foram transformadas. Também há aqueles em lugares históricos ou em prédios novos e inovadores. De toda forma, se você quer entrar nesse nicho, é preciso saber como montar um coworking.

Afinal, esse é um mercado que vem crescendo e tornando-se competitivo. Inclusive, essa é uma das principais tendências para 2022. Muito por conta do trabalho híbrido.

Isso é o que apontam várias pesquisas. Uma delas, feita pela consultoria especializada no setor imobiliário Newmark, mostrou que o setor de coworkings vem recuperando a força.

Se durante a pandemia o faturamento caiu 75% na média, agora a perspectiva é de crescimento. Com isso, muita gente deseja montar um coworking.

Se esse é o seu caso, veja 7 dicas para ter sucesso no seu empreendimento. Continue lendo!

1. Escolha o imóvel ideal

Comece definindo qual é o melhor espaço para saber como montar um coworking. Ainda que qualquer imóvel possa ser utilizado, nem todos são indicados.

Aqui, você precisa pensar o que deseja ter no seu escritório compartilhado:

Além disso, considere se é preciso fazer a reforma ou a manutenção do local e se há vários serviços próximos. Isso tende a aumentar a atração de clientes.

Portanto, no momento da sua escolha, pense nos seguintes aspectos:

  • A região tem alto índice de procura?
  • O acesso é fácil?
  • Há pontos de ônibus, restaurantes, hospitais, farmácias, bares, shoppings etc. nos arredores?

2. Faça uma pesquisa de mercado

Veja quais ambientes devem fazer parte do seu coworking a partir de uma pesquisa de mercado. Ela vai direcionar várias ações. Porém, também indicará o que o público da região espera.

Por exemplo, pode ser que a expectativa seja um coworking de nicho. Um exemplo são as dark kitchen, que oferecem fogões industriais e utensílios para os chefs cozinharem e venderem seus pedidos.

3. Invista no design de interiores

A produtividade é aumentada em um ambiente criativo e inovador. Por isso, investir na disposição dos móveis, nas cores e na iluminação faz todo o sentido.

Lembre-se de que isso vai além de uma boa decoração. A ideia é criar um espaço bonito, confortável, aconchegante e que passe personalidade para estimular os coworkers de forma positiva.

4. Adquira móveis de qualidade

Compre cadeiras e mesas ergonômicas, porque isso ajuda a melhorar o trabalho dos coworkers e tende a melhorar a visitação dos usuários.

Assim, há mais garantia de satisfação de quem utilizará o seu escritório compartilhado. Ao mesmo tempo, é uma forma de evitar os comentários negativos dos clientes.

5. Crie um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico vai definir todas as ações a serem realizadas no que se refere a metas, tomadas de decisão, emprego de iniciativas e mobilização de recursos. Por isso, ele é fundamental em qualquer negócio.

Além disso, você pode definir como vai divulgar o seu coworking. Por exemplo, vai criar um site? Anunciar nas redes sociais? Fazer parcerias?

Brains Coworking – Curitiba/PR

6. Execute a parte burocrática

Não tem jeito. Para saber como montar um coworking, você também precisa fazer todo o procedimento necessário de abertura do negócio.

Nesse processo, vale a pena contar com o auxílio de um contador e/ou advogado. Esses profissionais ajudarão a decidir a natureza jurídica e o porte da empresa.

Além disso, contribuirão na separação dos documentos e na abertura do CNPJ. Tudo isso facilitará o processo na Prefeitura e nos demais órgãos necessários.

7. Entre para uma plataforma de coworking

Para ter sucesso ao montar seu coworking, vale a pena estar presente em diferentes canais. Uma boa oportunidade é fazer parceria com uma plataforma de coworking, como o BeerOrCoffee.

Assim, você estará em uma vitrine e poderá atender empresas de grande porte, como iFood, Banco Inter, Algar Telecom, MRV, Itambé, Renault e mais.

Com isso, seu coworking será visto por mais de 35.000 usuários mensais e lucrará até R$ 961 por cadeira. Tudo isso de forma gratuita, pagando apenas uma porcentagem sobre os contratos fechados.

Agora que você já sabe como montar um coworking, está na hora de começar o seu negócio. Então, que tal entrar no mundo do empreendedorismo?

Nesse processo, conte com a ajuda do BeerOrCoffee. Cadastre-se e seja um parceiro da maior rede de coworkings do Brasil.

Facebook Comments
Previous
O que é um Community Manager e qual sua importância para os coworkings?
Next
12 coworkings em Florianópolis para conhecer