colaboração

Colaboração no local de trabalho

coworking

Colaboração é um valor importante para qualquer profissional. E o melhor resultado de um processo colaborativo é quando todos saem ganhando. Mas será que os espaços que estamos inseridos podem influenciar, de alguma maneira, na forma com que agimos?

colaboração trabalho

Sobre o significado de colaboração

Colaboração. Em grego, com e laborare. Em latim, collaboration. Em francês, collaboration.

Os senhores estão anotando?

Brincadeiras a parte, colaboração, ainda falando do latim – com e laborare – significa trabalho em conjunto. Mas para facilitar a vida e trazer as buscas para nossa realidade cotidiana e dermos um google, os dois primeiros resultados serão “ato ou efeito de colaborar” e “trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas; cooperação, ajuda, auxílio”. Nem precisa mais explicações, certo?

Vivemos em grupos desde as nossas primeiras civilizações. E para obter melhores resultados em relação a caça, por exemplo, o trabalho colaborativo era fundamental. Com as grandes revoluções, começando pela Industrial, as atividades passaram a ser individualizadas. Mas ainda assim, percebemos hoje que uma etapa dependia da anterior para ser finalizada, mesmo em uma produção industrial, onde cada um precisava fazer apenas uma tarefa isoladamente. Então, mesmo que de forma menos intensa, a colaboração ainda estava presente.

Com o passar do tempo e com o cenário atual de trabalho, com novas oportunidades e tecnologias, volta a necessidade do trabalho co-realizado. Para atender necessidades do próprio mercado, foi necessário que até as grandes indústrias entendessem que que duas cabeças pensam (bem) melhor do que uma. Assim, volta a necessidade de incentivar cada vez mais um ambiente colaborativo. Bom isso, não é mesmo?

Uma via de mão dupla

Já que eu citei o Google como fonte, agora vou mudar a mídia de pesquisa e comentar o que foi dito em um livro, chamado “Peopleware: Productive Projects and Teams”. Seus autores acreditam que, em um panorama geral, as principais vantagens da colaboração são:

  • a redução no tempo para a execução de tarefas
  • melhoria da capacidade de resolver qualquer tipo de problema
  • aumento da capacidade criativa, o bom e velho jogo de cintura
  • estimulo de discussões para tomada de decisões
  • melhoria na comunicação
  • maior aprendizagem
  • auto satisfação
  • estímulo à inovação

E só para constar, eu concordo. Acredito que se aplica para qualquer cenário, seja para uma grande empresa, uma PME, uma startup, um freelancer, um nômade digital e assim vai!

Vamos aos exemplos!

Imagina você, enquanto empresa, tendo um ambiente colaborativo dentro do escritório. Onde seus funcionários interagem entre si. Não apenas dentro de um setor, mas entre os departamentos. Só de estimular a discussão entre eles, você terá soluções pensadas de forma mais criativa e com menos tempo, o que gera uma grande economia. Além de estar ajudando na produtividade dos envolvidos. Com isso, a cumplicidade entre as pessoas também vai aumentar, tornando o espaço mais leve, menos competitivo e mais cooperativo.

Se você não trabalha em uma empresa e possui um equipe menor, é importante que busque agir da mesma maneira e busque lugares que estimulem esse tipo de pensamento. Nada melhor do que começar um projeto já com essa filosofia, concorda? É preciso estimular a troca de ideias, melhorar o poder de comunicação entre as pessoas para que elas tenham capacidade de resolver problemas, mais jogo de cintura e segurança na tomada de decisões. E nada melhor do que ter um equipe mais criativa!

Esses pontos valem também para o profissional autônomo, um freelancer, um nômade digital ou que esteja começando a empreender tirando a ideia do papel. Muitas vezes falta oportunidade de bater um papo com alguém. Então é preciso buscar lugares que tenham outros profissionais que estejam a fim de discutir, compartilhar e colaborar de alguma maneira com você. Nem sempre basta sair para dar uma volta para resolver uma questão. Ás vezes é necessário falar sobre os problemas, para encontrar a solução perfeita!

Em geral, os coworkings podem ajudar nessa missão! Encontrar um escritório que já pense dessa forma já é meio caminho andado. Aqui você encontra diversos deles em todos os lugares e de todas as formas! O resto amigão, é com você! 😉

colaboração meeting

Mais do que um espaço

Ambientes aconchegantes, com boa iluminação e cadeiras confortáveis, podem até ajudar e estimular a colaboração entre as pessoas. Mas não devemos buscar espaços de trabalho apenas com essa visão. Internet em alta velocidade, estações de trabalho divertidas e pessoas legais, não são tudo que espaços podem te oferecer. Os locais de trabalho precisam ter como objetivo reunir e fazer com que as pessoas se conectem de alguma forma. Para assim elas acharem um interesses em comum e criarem uma rede de colaboração, seja ela local ou global.

Como eu já comentei, os coworkings, além do designer convidativo, eles se preocupam com esses aspectos. E um valor que deve ser levado a sério em um lugares como esses é a forma com que lidam com a colaboração. Com espaços compartilhados e se trabalhando de forma a co-criativa, a colaboração se torna uma tarefa fácil entre os empreendedores que estão inseridos naquele contexto.

Você pode nunca ter parado para pensar, mas esses espaços criam, o tempo todo, oportunidades para que as pessoas interajam entre si. Normalmente se tem desde espaços menores, como salas de reuniões e privativas, à locais de comum acesso e lazer, para dar chances para as pessoas interagirem. Eles se preocupam com o contato!

É comum que em grandes corporações as pessoas só se comuniquem quando há algum problema. Quando precisam uma da outra. Para evitar com que isso aconteça, escritórios modernos quebram suas paredes, implementam mesas redondas e estimulam o cara a cara!

 

Acredito que os espaços de coworking estão mudando a forma com que pensamos e trabalhamos. As pessoas hoje estão percebendo que se trabalharmos nas condições certas, aumentamos nossa produtividade e consequentemente nos tornamos pessoas mais realizadas. E claramente a colaboração vem embutida nesse processo. Esses novos espaços ajudam empreendedores e empresas a se sentirem parte de algo maior.

Até a próxima! 🙂

Bárbara Santos

Equipe Vida de Coworking

Facebook Comments
Previous
Como se tornar um nômade digital
Next
[Guest Post] Dá para colaborar?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *