atendimento ao cliente

7 dicas essenciais de atendimento ao cliente para colocar em prática em 2019

Sem categoria

Independentemente se você é um freelancer, nômade digital ou dono de uma pequena, média ou grande empresa, o atendimento ao cliente é essencial para o sucesso dos negócios.

Ainda que isso seja notório, trata-se de algo que precisa de melhorias e, muitas vezes, de profissionalização. Nesse contexto, vale dizer que isso é ainda mais importante em um momento no qual o consumidor está bem informado e muito exigente.

Pensando nisso, decidi escrever este texto em que mostro 7 dicas essenciais de atendimento ao cliente que você deve colocar em prática em 2019. Se você quer se destacar junto aos seus consumidores, fique atento às ideias a seguir.

1. Sorria para os clientes

Essa dica pode parecer boba, mas acredite: faz toda diferença. Um sorriso é essencial e o seu maior quebra-gelo no momento de estabelecer uma parceria mais próxima com seu cliente. Um sorriso é algo convidativo e acolhedor e faz muita falta na interação entre marcas e consumidores.

Quando você sorri e oferece assistência — mesmo que seja a distância, por telefone ou por videoconferência —, as pessoas se tornam muito mais acessíveis e as chances de as negociações darem certo aumentarão substancialmente.

2. Use a tecnologia no atendimento ao cliente

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia está aí para ajudar pessoas e as empresas no dia a dia. No caso do atendimento ao cliente, a precisão só acontece quando ela é combinada com uma abordagem humana. Faz sentido?

Você pode usar ferramentas como o Zoom, o Lito ou até mesmo o Whatsapp, entre tantas outras ferramentas, que podem melhorar a experiência do cliente. Hoje, mais do que nunca, os usuários estão bem informados e exigentes. Assim, é essencial que as marcas interajam com profundidade e propósito.

3. Otimize sua última impressão

Há um ditado que diz que, se você não cuida dos seus clientes, outra pessoa fará isso em seu lugar. Nesse sentido, vale dizer que seu trabalho não termina quando uma venda é feita ou quando o problema do consumidor é resolvido.

É essencial que a marca atue para deixar uma última impressão correta. Isso não precisa ser algo complexo. Um alegre “até mais” ou um sutil “boa noite” podem funcionar e trazer novas oportunidades. Esses detalhes têm o poder de deixar um impacto forte e duradouro na experiência do cliente.

4. Mantenha uma atitude positiva

É essencial que o time tenha uma atitude positiva nos momentos de interação com os clientes. Quando você tem uma postura convidativa e receptiva, você passa a evitar conflitos de maneira mais simples.

Na Apple, por exemplo, existe existe um conjunto de diretrizes muito específico para os colaboradores. A marca acredita firmemente que os funcionários devem permanecer positivos, de forma a prestar um serviço de excelência para os clientes.

5. Corrija o cliente, mas de forma sutil e correta

Sim, existem situações em que o cliente não está certo. Eles podem ter informações erradas a respeito de um produto e, assim, você terá de corrigi-lo. Nesse caso, é preciso cuidado. Falar “senhor, você está errado” não é a atitude correta.

A empresa poderia dizer algo como “Senhor, ficaria muito feliz em ajudá-lo a esse respeito. Porém, é importante dizer que essa informada está inadequada”.

Nesse exemplo, o cliente não se sentiria mal diante do funcionário da empresa. Por meio dessa técnica, você mantém o usuário mais aberto para receber as informações corretas.

6. Dê respostas rápidas e personalizadas

Infelizmente, não é raro que alguns funcionários tratem uma pergunta ou reclamação do cliente com indiferença. Esse tipo de comportamento não é uma boa ideia, ainda mais em um mercado tão competitivo, onde os concorrentes esperam uma única brecha para conquistar seus clientes.

É essencial que cada caso seja devidamente observado, a fim de que todas reclamações, consultas ou cobrança sejam respondidas de forma rápida, cuidadosa e personalizada.

7. Peça desculpas por qualquer inconveniente

Se acontecer qualquer situação, como o cartão de crédito do cliente não funcionar, é importante que a empresa peça desculpas pelo inconveniente. Por via das dúvidas, é crucial que a empresa deixe bem claro que preza pela melhor experiência do consumidor.

Caso a empresa cometa algum tipo de erro, o pedido de desculpas precisa ser feito com ainda mais cuidado e atenção. Erros acontecem, marcas erram e as pessoas sabem disso. Fingir que nada aconteceu, definitivamente, é a pior decisão que uma empresa pode ter.

Bem, esperamos que essas dicas contribuam para os seus projetos e negócios. É claro que prestar um atendimento ao cliente com excelência é uma construção e precisa ser feita aos poucos.

Mas, quando existe empenho, dedicação e comprometimento, é possível atender os consumidores com mais cuidado e proporcionar as melhores experiências possíveis para os clientes.

No seu caso, qual o maior desafio em relação ao atendimento ao cliente? Conte para a gente nos comentários! =)

 


Este é um texto escrito por Renato Ribeiro: nômade digital e especialista em conteúdo de diferenciação. Ele ajuda marcas e pessoas a terem visibilidade e autoridade online. 

Facebook Comments
Previous
Qual coworking ideal para cada perfil de profissional e empresa?
Next
5 fatos sobre o trabalho remoto e a geração millennial

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *